A última quinta-feira, 20 de setembro, foi um dia empolgante para o mercado de criptomoedas, que viu sua valorização aumentar depois de alguns dias em queda. O Bitcoin, por exemplo, viu um movimento forte acima da faixa de resistência de US$6.500.
Apesar do Bitcoin ter chamado bastante a atenção, as demais criptomoedas também estavam no radar da maioria dos traders de criptomoedas, uma vez que os tokens XLM, ADA, XRP e TRX obtiveram ganhos de dois dígitos que saciaram a sede de muitos “maximalistas de altcoins”. Com esse grande movimentos das altcoins, o domínio do Bitcoin caiu mais de 2% nesta sexta-feira, 21 de setembro, para uma baixa de duas semanas, de 55,4% para 53,1%, em apenas 24 horas.
Como acontece com qualquer movimento notável do mercado, muitos tentaram apontar o exato catalisador que provocou essa recuperação relativamente forte, mas, como em qualquer mercado nascente, muitas vezes não há um único fator que desencadeie uma mudança nos preços.
Embora o movimento dos preços visto nos últimos oito meses tenha sido desanimador, o que escapa às mentes de muitos é que uma série de desenvolvimentos positivos nessa indústria nascente está acontecendo, por assim dizer.
O Bakkt, por exemplo, está pronta para lançar seu primeiro produto em novembro, que fornecerá aos indivíduos acesso ao mercado de criptomoedas por meio de um veículo de futuros confiável e regulado pela CFTC, órgão norte-americano. Mike Strutton, analista do Ironwood Research Group, observou recentemente que o Bakkt “é muito mais importante do que qualquer ETF [qualquer Bitcoin]”, uma vez que a chegada de tal produto pode ter sido o evento que as instituições estavam esperando.
A komgo SA, uma plataforma blockchain recentemente criada, apoiada por 15 das maiores corporações multinacionais do mundo e da inovadora empresa de blockchain ConsenSys, está pronta para abrir suas portas até o final do ano. A komgo SA, apoiada pelo Citigroup, pretende revolucionar o ecossistema do comércio global, digitalizando os dados relacionados com o comércio e, subsequentemente, gerindo essa informação através de um conjunto de protocolos baseados no Ethereum.