Categorias Notícias

Mastercard e Visa adiam planos envolvendo criptomoedas; entenda motivos

Siga o CriptoFacil no

As gigantes de pagamentos Visa e Mastercard já lançaram diversas iniciativas envolvendo criptomoedas e firmaram várias parcerias com empresas do setor. Contudo, as companhias estão freando os planos de cripto. Conforme noticiou a Reuters nesta terça-feira (28), o colapso de empresas do setor, sobretudo o da exchange FTX em novembro do ano passado, motivou essa decisão. Isso porque as pessoas tiveram a sua fé no setor abalada após a crise.

Pessoas familiarizadas com o assunto disseram à Reuters que tanto a Visa quanto a Mastercard decidiram adiar o lançamento de certos produtos e serviços relacionados à criptomoeda. As empresas pretendem manter essa decisão até que as condições do mercado e o ambiente regulatório melhorem.

Publicidade

Um porta-voz da Visa disse que as recentes “falhas de alto nível no setor” de ativos digitais são um lembrete importante de que ainda há um longo caminho a percorrer antes que as criptomoedas se tornem parte dos principais pagamentos e serviços financeiros. Mas o representante da Visa deixou claro que esse adiamento dos planos não muda a estratégia e o foco da empresa em cripto.

Da mesma forma, um porta-voz da Mastercard disse que os esforços da companhia seguem com foco na tecnologia blockchain subjacente e “como ela pode ser aplicada para ajudar a resolver os pontos problemáticos atuais e construir sistemas mais eficientes”.

Visa e Mastercard e as criptomoedas

Como mencionado, nos últimos anos, as principais empresas de cartões do mundo se envolveram com o mercado de ativos digitais. A Mastercard, por exemplo, se uniu à Paxos em outubro do ano passado para ajudar bancos a oferecer negociação de criptomoedas

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A empresa também firmou uma parceria com a Binance em janeiro deste ano para lançar um cartão pré-pago no Brasil com suporte para criptomoedas. Já neste mês de fevereiro, a Mastercard se aliou ao protocolo Immersve para permitir pagamentos com a stablecoin USDC.

A Visa, por sua vez, já foi parceira da FTX no lançamento de um cartão de débito com suporte para cripto. No entanto, após o colapso da exchange, a Visa encerrou a parceria:

“A situação com a FTX é lamentável e estamos monitorando os desenvolvimentos de perto”, disse um porta-voz da Visa na ocasião. “Nós rescindimos nossos acordos globais com a FTX e seu programa de cartão de débito nos EUA está sendo encerrado por seu emissor.”

Publicidade

Antes disso, a Visa também já tinha uma parceria com a Blockchain.com para lançar um cartão de débito cripto com cashback.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.