O presidente da NEM, Lon Wong, soltou uma declaração no mínimo preocupante. Em uma entrevista à CNBC, Wong afirmou que, ao menos no cenário atual, uma manipulação no preço das criptomoedas é algo “inevitável“.
“A manipulação de preços não é algo novo. Isso também é visto nos mercados tradicionais. Estamos em uma fase muito inicial da industria de criptomoedas e essas coisas são inevitáveis”, disse Lon Wong, presidente da NEM, à CNBC.
No entanto, Wong também ressaltou que pode haver uma mudança nesse quadro e os episódios de manipulação podem se tornar mais raros. Isso vai depender do amadurecimento do mercado de criptomoedas.
“Com base nesse fato [o amadurecimento do mercado], [a manipulação] será uma coisa do passado, talvez talvez quando for mais maduro. Mas, no que diz respeito à manipulação e no que nos diz respeito (NEM), estamos mais interessados no promoção de nossa tecnologia do que os preços”, afirmou Wong.
Os receios de Wong não são novos dentro do mercado de criptomoedas, mas se tornaram maiores à medida que os acontecimentos do ano passado tornaram os ativos digitais mais conhecidos pelo mercado – especialmente pela entrada dos contratos futuros nas bolsa de Chicago (CBOE e na CME).
O próprio Wong se referiu, em vários momentos, a uma reportagem do jornal New York Times publicada no fim de janeiro. A reportagem afirmava que vários usuários estariam preocupados que a exchange Bitfinex, uma das maiores do mercado, poderia estar realizando manipulação nos preços do Bitcoin – especialmente através do chamado Tether Dollar. A reportagem cita que vários investidores alegaram problemas de falta de transparência e uma estrutura confusa por parte da exchange como sinais de preocupação.
O fato da Bitfinex ter demitido a Friedman, auditoria responsável por verificar os registros da Tether e atestar a solvência do token, contribuiu para o aumento dos temores.
“É um sinal para o mercado do que aqueles que examinaram a situação já imaginavam: há um problema aqui”, disse na ocasião Jill Carlson, um ex-trader do Goldman Sachs, que agora presta consultoria a uma variedade de empresas de criptomoedas. “A dissolução de uma relação entre um auditor e uma empresa muito raramente é um sinal de que a empresa está se comportando de acordo com as melhores práticas do mercado”.
Nem mesmo a NEM se livrou dos efeitos da queda dos preços. O token XEM foi recentemente envolvido no caso de roubo da Coincheck, no qual foram roubados o equivalente a 530 milhões de dólares que estavam na exchange japonesa. Wong aproveitou a entrevista para reforçar os pedidos por uma regulamentação das empresas que trabalham com criptomoedas.
“Atualmente, os reguladores estão em uma fase de aprendizado e muitos deles, eu diria, têm conhecimento e experiência insuficientes para realmente ver como regular as criptomoedas, principalmente nas exchanges”, afirmou. “No final, devemos ver os dois lados da equação (tanto as exchanges quanto os reguladores) juntando-se em todo o mundo e chegando a uma conclusão sobre como chegar ao próximo passo”, finalizou.