DeFi

Mais um protocolo DeFi da Solana anuncia fim de suas atividades

Pela segunda vez em menos de uma semana, um protocolo de finanças descentralizadas (DeFi) baseado em Solana encerra as atividades. Dessa vez foi a Everlend, plataforma de empréstimos e empréstimos DeFi.

O protocolo divulgou um anúncio na quarta-feira (1) no qual afirmou que está encerrando suas atividades. Com isso, o projeto não receberá mais atualizações e os usuários deverão retirar seus fundos da Everlend.

De acordo com a equipe do protocolo, o projeto enfrenta a falta de liquidez e o encolhimento geral do mercado de empréstimos DeFi. Com menos dinheiro no mercado, o Everlend não conseguiu manter suas operações e decidiu por fim às atividades.

“A liquidez simplesmente não existe e isso não é apenas sobre Solana e o mercado B/L [empréstimos e empréstimos] (do qual Everlend é 100% dependente) continua encolhendo”, disse Everlend.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No dia 27 de janeiro, outro protocolo da Solana, o Friktion, também encerrou suas atividades por causa da baixa do mercado. Além disso, este protocolo citou problemas com a própria rede Solana, sobretudo as instabilidades na blockchain.

Melhor evitar o risco

A equipe afirmou que o projeto ainda teria capital suficiente para continuar suas atividades, portanto não há problemas de liquidez. Mas que devido ao cenário atual, continuar a operar e desenvolver o protocolo seria uma “aposta”.

Infelizmente, a liquidez simplesmente não existe e isso não é apenas sobre Solana. Nessas condições, manter o projeto seria uma aposta. E mesmo tendo recursos suficiente, decidimos parar agora”, afirmou a equipe.

De acordo com o projeto, o aplicativo da Everlend mudou para o modo “somente saque”, sem permitir depósitos. O projeto não deu uma data final de encerramento, mas incentivou os usuários com fundos depositados a removê-los do protocolo.

O projeto também anunciou que a base de código do protocolo se tornaria de código aberto, para que “qualquer um pudesse usar o que construímos e continuar o trabalho”.

Fim da liquidez

O aperto de liquidez mencionado por Everlend ocorre porque o ecossistema DeFi em Solana se afastou da Serum, que era o principal provedor de liquidez para quase todos os projetos no ecossistema.

Isso mudou após o colapso da FTX em novembro, quando se soube que as chaves privadas do projeto estavam em poder da exchange. Com isso, o mercado deixou o provedor de lado com receio de novas perdas.

Como os pools de liquidez da Serum sustentavam a grande maioria do ecossistema Solana DeFi e tornavam o acesso à liquidez extremamente eficiente, foi uma batalha difícil encontrar um substituto adequado.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.