Foto: Depositphotos
O maior banco privado da Argentina, o Banco Galicia, com sede em Buenos Aires, anunciou nesta semana que passará a oferecer a seus clientes a opção de compra e venda de criptomoedas. A princípio, o banco dará acesso ao Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), XRP e USDC. Mas pode ampliar as opções futuramente.
Um usuário publicou no Twitter na última segunda-feira (2) que a opção de compra de ativos digitais estava disponível no banco. Em resposta, o Galícia confirmou a informação:
“Sim! Estamos adicionando novas opções de investimento””
Após a confirmação, o usuário @pricatti publicou os prós e contras da iniciativa:
“Contras: cobra imposto sobre débitos e créditos, as moedas não podem ser transferidas para outra carteira, permanecem no banco. Prós: Pessoas que queriam investir em criptos, mas desconfiavam de operar fora do banco. Os bancos entram para competir.”
Conforme apurou o CoinDesk, o serviço cripto do Banco Galicia é resultado de uma parceria com o Lirium, um provedor de infraestrutura de criptoativos baseado em Liechtenstein para carteiras digitais e aplicativos de banco móvel.
O COO da Lirium, Martin Kopacz, disse ao CoinDesk que, embora seja possível comprar e vender ativos digitais pelo banco, não é possível enviar ou retirar os ativos. Além disso, Kopacz informou que o banco também oferece um recurso de custódia. O objetivo do Banco Galicia é disponibilizar o serviço para todos os seus clientes até meados de maio.
Fundado em 1905, o Banco Galicia é considerado um dos bancos mais importantes da Argentina. Atualmente, a instituição financeira possui mais de 4,2 milhões de clientes corporativos e pessoas físicas, segundo informado em sua página no LinkedIn.
Outro banco argentino que também está oferecendo investimento em criptomoedas para seus clientes é o Brubank, um banco totalmente digital e regulamentado.
No caso, o Brubank oferece aos seus usuários acesso a Bitcoin, Ethereum, USDC e DAI. De acordo com o banco, o recurso ficará disponível para todos os usuários de forma gradual.
“Sim, já temos criptomoedas! É uma funcionalidade que está sendo progressivamente habilitada para todos os nossos usuários. Quando você o habilitar, poderá visualizá-lo digitando ‘Investimentos’ no aplicativo”, publicou o banco no Twitter.
A adesão dos bancos aos criptoativos mostram que a Argentina, de modo geral, vem avançando no uso de criptomoedas.
Na última semana, conforme noticiado pelo CriptoFácil, o prefeito da capital Buenos Aires, Horacio Rodriguez Larreta, anunciou uma série de iniciativas digitais para a cidade.
Entre outras coisas, ele quer permitir que os impostos sejam pagos em criptomoedas, como Bitcoin (BTC). Além disso, Horacio quer alavancar o uso da tecnologia blockchain para proteger documentos e informações pessoais.
“Vamos trabalhar no pagamento de impostos, que é a nona medida do nosso plano. Junto com as principais empresas, estamos trabalhando para que quem desejar possa pagar seus impostos com criptomoedas”, disse Horacio.
Leia também: Jogadores abandonam Axie Infinity e token AXS despenca 30%
Leia também: Algorand torna-se plataforma oficial de blockchain da FIFA; token sobe 25%
Leia também: SEC dobra equipe responsável por ‘proteger’ investidores de criptomoedas, NFTs e DeFi