Apesar de ser do conhecimento de muitos que criptoativos precisam ser declarados no Imposto de Renda, um problema surge: como?
Materiais são publicados para ajudar investidores neste sentido. Nesta terça-feira, faltando duas semanas para terminar o prazo de declaração, mais um auxílio será prestado.
O CriptoFácil realizará uma live no dia 16 de junho, seu canal no YouTube, com o advogado especializado em Direito Tributário Rafael Steinfeld. O objetivo é repassar as dúvidas dos contribuintes conforme o prazo se aproxima.
A Receita Federal não poupa esforços para “ir atrás” das criptomoedas.
Primeiro, passou a considerar obrigatória a sua declaração no Imposto de Renda. Após, foi criada a Instrução Normativa 1888, que criou uma série de regras para declarar movimentações com criptoativos.
Contudo, apesar da postura inquisidora, o Fisco pouco faz para auxiliar seus contribuintes.
A forma para declarar criptoativos não é clara, os detalhes são inexistentes. Cabe ao contribuinte, muitas vezes, contratar um terceiro especializado para fazer o trabalho.
Desta forma, o CriptoFácil decidiu ajudar o contribuinte na reta final do prazo. Com o abrandamento das medidas de isolamento social, muitos estão correndo para pegar os documentos necessários para finalizar suas declarações.
Assim sendo, entende-se que o momento é apropriado para fixar mais uma vez as regras.
Quem participará, junto com Paulo Aragão, é Rafael Steinfeld. Steinfeld já é conhecido na esfera das criptomoedas, atuando para dar mais clareza ao mercado.
Sua especialização em Direito Tributário será muito útil para esclarecer dúvidas dos espectadores.
Além disso, o advogado também é idealizador da plataforma Fiscochain. A Fiscochain é uma forma de automatizar as declarações obrigatórias cobradas pela Instrução Normativa 1888.
O Cripto Talk terá início às 19h desta terça-feira, e será transmitido no canal oficial do CriptoFácil no YouTube.
Será possível acompanhar a transmissão no link abaixo, ou acessando diretamente pelo YouTube.
Leia também: Fundos de criptoativos rentabilizam quase 27% em 2020
Leia também: Conheça os 7 erros mais comuns de traders de criptomoedas
Leia também: Famoso apresentador brasileiro fala sobre ofertas de ganho fácil com criptomoedas: “é tromba”