Categorias Notícias

Líderes da suposta pirâmide Alpha Consultoria são presos no Rio

Siga o CriptoFacil no

Na manhã segunda-feira (4), foi deflagrada uma operação com o objetivo de desarticular uma empresa apontada como pirâmide financeira. Segundo a polícia, o esquema prometia 30% ao mês sobre o valor investido.

Os líderes da empresa prometiam aos investidores mediar transações com criptomoedas, como o Bitcoin. Mas segundo as investigações, o negócio se tratava, na verdade, de uma pirâmide financeira.

Publicidade

Na operação, a Delegacia do Consumidor (Decon), com apoio da Delegacia de Defraudações (DDEF), prendeu quatro líderes da Alpha Consultoria, incluindo o dono do negócio, Sadraqui de Freitas.

Por determinação da Autoridade Policial, Sadraqui foi preso em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Em seguida, foi conduzido à Decon com os outros três comparsas.

Além deles, outros investigados foram conduzidos até a unidade para averiguação.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Alpha Consultoria prometia lucros de 30% ao mês

De acordo com a polícia, a prisão do líder do esquema ocorreu a partir de informações do setor de inteligência da unidade, bem como um Relatório de Inteligência Financeira (RIF). O material foi analisado após autorização judicial.

Além disso, a Decon cumpriu mandados de busca e apreensão em vários outros endereços ligados ao grupo.

Na ação, os agentes apreenderam diversos documentos, anotações e comprovantes de movimentações bancárias que somam milhões de reais relativas ao negócio com criptomoedas.

Publicidade

No entanto, o valor exato das movimentações com o esquema não foi informado pela polícia. Ademais, os agentes também confiscaram aparelhos de celulares pertencentes aos suspeitos, computadores e carros de luxo.

Conforme informado pelas autoridades, as investigações sobre este crime contra a economia popular vão continuar.

O objetivo é identificar como funcionava a complexa cadeia de processos fraudulentos que levava aos ganhos ilícitos.

Publicidade

No Reclame Aqui, há diversas queixas contra a empresa Alpha Consultoria. Os clientes acusam a empresa de promover golpes e não repassar os valores prometidos.

Leia também: ‘Round 6’: jogos da série têm relação com ambição por criptomoedas, diz diretor

Leia também: Facebook perde US$ 50 bilhões e é superado pelo Bitcoin em valor de mercado

Publicidade

Leia também: CVE: conheça as duas vezes que a rede do Bitcoin ficou fora do ar em sua história

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.