Categorias Notícias

Ledger adiciona suporte para staking de Solana em sua carteira de hardware

A Ledger, uma das mais populares fornecedoras de carteiras de criptomoedas de hardware, anunciou na segunda-feira (9) que introduziu o staking para Solana (SOL), a sétima maior criptomoeda do mercado.

Com isso, os usuários da carteira poderão ganhar SOL apenas deixando a criptomoeda na carteira para apoiar a rede Solana.

O novo recurso de staking é ativado no aplicativo Ledger Live e é resultado de uma cooperação com o serviço de blockchain Figment, que fornece nós para staking usando o validador Ledger.

Agora, SOL se junta aos outros criptoativos disponíveis para staking no Ledger Live. A lista de ativos disponíveis inclui: Ether (ETH), Tezos (XTZ), Polkadot (DOT), Cosmos (ATOM) e Algorand (ALGO).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O que é staking?

O staking de criptomoedas é uma das formas que os usuários têm para ganhar rendimentos em cripto. Essa função está se popularizando, com exchanges, carteiras de software e carteiras de hardware disponibilizando aos usuários essa possibilidade.

Na prática, o staking – originário da palavra “stake”, do Proof-of-Stake (PoS) – é um serviço que permite que os investidores ganhem criptomoedas sem vender suas participações. Em vez disso, “aplica-se” as criptomoedas em um validador de staking para dar suporte a uma determinada blockchain.

É uma espécie de obtenção de renda passiva associada ao mecanismo de consenso PoS – ou Prova de Participação.

Staking via carteiras de hardware

Conforme explicou Alex Zinder, chefe da Ledger Enterprise, ao Cointelegraph, o staking via carteiras de hardware tem várias particularidades em comparação com o staking via carteiras de software ou exchanges:

“A principal diferença entre fazer staking em uma carteira de software e em uma carteira de hardware é a segurança”, disse Zinder.

Segundo ele, as carteiras de hardware continuam sendo a “maneira mais segura para os usuários manterem o controle total de seus ativos digitais”.

“Ao fazer staking via carteira de software, você possui suas moedas, assim como suas chaves privadas. Mas a segurança de suas moedas depende de uma fonte externa de segurança”, afirmou Zinder.

Por outro lado, o staking em carteiras de hardware permite que os investidores possuam e controlem suas participações. Além disso, oferece a possibilidade de escolher um validador.

“Ao assinar uma transação, como delegar suas moedas a um validador, essa mensagem é transmitida pelo elemento seguro, assinada no Nano e depois enviada para a blockchain”, explicou o executivo.

Como fazer staking de Solana na Ledger?

Em seu site, a Ledger explica que para fazer staking de Solana no Ledger Live primeiro é preciso conectar o  dispositivo Ledger ao computador e abrir o aplicativo Solana no dispositivo.

Em seguida, o dispositivo exibirá a mensagem: “O aplicativo está pronto”. Depois, é preciso abrir o Ledger Live, navegar até a guia Contas e selecionar a conta Solana. Na conta, é só navegar até a seção Delegações e clicar em Ganhar recompensas na parte superior da tela.

Então, é só selecionar o validador Ledger by Figment e clicar em continuar. Por fim, basta informar a quantidade de SOL que deseja delegar e clicar em Continuar. Aí é só revisar e aprovar a transação.

Conforme informa a Ledger, leva até três dias para que um saldo delegado seja ativado e o usuário comece a ganhar recompensas. Saiba mais.

Leia também: Stablecoin UST colapsa e Luna Foundation vende todos os seus Bitcoins

Leia também: Criptonauta: Brasileiro ganha viagem ao espaço após comprar NFT

Leia também: Ethereum pode se recuperar depois de perder o suporte de US$ 2.500, diz analista

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.