Categorias Notícias

Justin Sun é acusado de ‘insider trading’ com criptomoedas

O cofundador da Tron, Justin Sun, voltou a ser manchete no ecossistema das criptomoedas depois que um novo relatório investigativo publicado no The Verge vinculou o magnata com diversas infrações e crimes.

De acordo com a matéria, Sun está envolvido em várias controvérsias, desde evasão fiscal a manipulação de mercado desde 2017.

Uma das alegações é o uso de informações privilegiadas. Neste caso, Sun é acusado de se antecipar ao mercado, por ter informações privilegiadas, e comprar grandes quantidades de tokens antes de fazer um anúncio público positivo.

Como Sun também é dono de empresas registradas nos EUA, como a Poloniex, esse tipo de manipulação de mercado é ilegal na negociação de ações. Como consequência, pode levar à responsabilidade na negociação de criptomoedas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Alguns ex-funcionários também o acusaram de ser dominador e às vezes ordenar ilegalidades. De acordo com um ex-funcionário, quando a Sun quis lançar o BitTorrent Token, ele queria evitar a responsabilidade descrevendo-o como um token de utilidade.

Além disso, ele pediu ao diretor de conformidade da BitTorrent, David Labhart, para redigir um documento mostrando que o BTT era um token de utilidade e não de segurança. Embora Labhart tenha se recusado a fazer isso, Sun mesmo assim lançou o criptoativo e ainda fez um airdrop dele.

Justin Sun

O artigo detalhou ainda as várias contas bancárias vinculadas a Sun e sua cidadania em vários países como uma tentativa de escapar de qualquer processo.

Outra alegação é que sua exchange de criptomoedas, Poloniex, estava envolvida em atividades obscuras e arriscadas. Isso inclui registrar a plataforma nas ilhas Seychelles para evitar responsabilidades; apesar de a maioria dos trabalhadores estar em Boston. A plataforma também teria reduzido os padrões KYC.

Além disso, ele é acusado de roubar 300 BTC de usuários da exchange obscurecendo a trilha de transação.

Sun respondeu às alegações no artigo afirmando que a maioria foi fabricada. De acordo com o executivo, a Poloniex é uma exchange segura e usa as melhores tecnologias KYC. Ele também acrescentou que a plataforma não está registrada nas Seychelles e que não opera nos EUA.

Leia também: Bitcoin a caminho de atingir US$ 100 mil daqui a nove meses, prevê o CEO da Bitbull

Leia também: Salvadorenhos receberão 9.000 bolsas para aprender sobre Bitcoin

Leia também: Algorand adiciona mais de 6 milhões de novas contas em 2022

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.