Categorias Notícias

Justin Sun declara apoio a hard fork do Ethereum

Na semana passada, Chandler Guo, um proeminente minerador de criptomoedas chinês, anunciou sua oposição à atualização The Merge. O minerador propôs realizar um hard fork no Ethereum (ETH), dividindo a rede e mantendo a mineração via Prova de Trabalho (PoW).

Com isso, Guo defendeu a criação do EthereumPOW (ETHW), a versão da rede que manterá o consenso atual de mineração. E o criador da Tron, Justin Sun, anunciou que a proposta de Guo tem seu apoio.

Além disso, a exchange Poloniex também apoiou o ETHW nesta sexta-feira (5), e foi além. De acordo com a empresa, se a divisão ocorrer, os usuários poderão negociar o token na plataforma.

Portanto, a Poloniex afirmou que pretende oferecer suporte ao que seria uma “guerra de consenso” na segunda maior blockchain do mundo. Afinal, a The Merge pretende mudar o algoritmo de mineração do Ethereum para Prova de Participação (PoS).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Poloniex apoia divisão no Ethereum

Atualmente, o Ethereum funciona em um modelo de PoW que permite que os chamados mineradores criem ETH direcionando enormes quantidades de poder computacional. Nesse sentido, a rede funciona com o mesmo algoritmo utilizado pelo Bitcoin (BTC).

No entanto, os desenvolvedores acreditam que o PoS trará mais vantagens ao Ethereum e menos impactos ao meio ambiente. Logo, eles pretendem utilizar o novo algoritmo para tornar a blockchain mais rápida e escalável, isto é, com suporte a mais transações. 

Só que a The Merge acabaria com a prática de mineração, um duro golpe para mineradores como Guo. É por esse motivo que ele e outros estão tentando lançar o ETHW, para permitir que os indivíduos continuem a minerar uma forma de Ethereum. E a Poloniex resolveu ficar do lado dos mineradores.

Por meio do Twitter, a exchange disse que vai “dar suporte total à atualização do ETH e seu potencial hard fork”. E o suporte vai começar cedo: a partir de 8 de agosto, a exchange permitirá que os usuários negociem ETH por ETHW e vice-versa.

Cada ETH valerá 1 ETHW neste primeiro momento das negociações. A Poloniex também listará a ETHS, uma criptomoeda que representa o Ethereum com o PoS ativado. Cabe destacar que a previsão dos desenvolvedores é implementar a The Merge apenas no dia 19 de setembro.

Se nesta data, o Ethereum implementar o The Merge sem problemas, a Poloniex converterá automaticamente todos os ETHS em ETH. O ETHW se transformará num token separado, se Guo e seus seguidores conseguirem dividir a rede Ethereum. Caso contrário, a Poloniex suspenderá e excluirá a ETHW de sua plataforma.

Justin Sun defende Prova de Trabalho

A Poloniex tem como principal investidor Justin Sun, CEO da Tron. E quando a exchange divulgou a notícia, Sun também se posicionou a favor de Guo e seu grupo.

Em seu Twitter, Sun defendeu o PoW como mecanismo de mineração e afirmou que o Ethereum deve grande parte da sua expansão ao mecanismo.

“Testemunhamos o mecanismo de consenso [PoW] como um fator-chave que impulsiona a expansão do ecossistema Ethereum. E estamos dispostos a continuar apoiando o desenvolvimento da comunidade”, afirmou Sun.

O apoio de grandes plataformas é um dos objetivos iniciais de Guo em sua jornada. Mesmo que ele consiga realizar a divisão, a ETHW seria uma rede totalmente separada do Ethereum. Ou seja, não teria nenhum valor. Para crescer, a rede precisará encontrar desenvolvedores, mercado e usuários.

Nesse sentido, o suporte da Poloniex e de Justin Sun oferece uma credibilidade muito necessária. Mas é pouco provável que a rede consiga obter um apoio substancial para crescer e se tornar um concorrente ao Ethereum.

Leia também: Coinbase está de novo na mira da SEC, nos EUA

Leia também: Binance lança desafio de TikTok com mais de R$ 2.000 em prêmios 

Leia também: SEC investiga todas as exchanges de criptomoedas que operam nos EUA 

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.