Categorias Notícias

Justin Sun acusa usuários da Steemit de “roubo” e aciona polícia

Justin Sun, o CEO da Fundação TRON, chegou ao extremo em sua batalha contra a divisão da rede Steem. Ele acusou os realizadores do fork de “roubo” e, por conta disso, acionou as autoridades para cuidar do caso.

“Estamos trabalhando com a aplicação da lei e tomaremos medidas para recuperar nossos fundos! Temos muita simpatia por todas as testemunhas de Steem que sofreram o mesmo nas mãos das testemunhas da Hive”, escreveu Sun na quarta-feira, 20 de maio.

Entenda o caso

Em 14 de fevereiro, a Steemit entrou em uma “parceria estratégica” com a plataforma blockchain Tron, de Justin Sun. Logo depois, a parceria acabou resultando na aquisição da Steemit pela Tron.

Em março, aqueles insatisfeitos com o ato causaram uma divisão na blockchain Steem para formar uma nova rede, chamada Hive. O objetivo, segundo o grupo, era “expulsar” Sun da rede.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Quando Justin [Sun] a adquiriu, a Steemit tinha muito valor na forma de propriedade intelectual, marca e desenvolvedores experientes de blockchain e front-end. Mas agora todos os desenvolvedores que ele adquiriu se foram”, disse a Blocktrades, principal validadora da Steemit.

Por consequência, Sun agora retaliou a atitude do grupo. Ele usou seu imenso poder na rede para votar a favor de um hardfork que retira cerca de US$ 5 milhões (R$ 28 milhões) em fundos das carteiras de quem realizou o hardfork anterior. A nova divisão aconteceu na quarta-feira, 20 de maio.

Nomes de peso apoiam Sun

Além de seu poderio, Justin Sun conta com o apoio de grandes nomes do mercado. O CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, reconheceu a aquisição da Steemit em um tuíte na época. Ele também sugeriu que a Binance não recebeu nenhum incentivo monetário da Tron, e prometeu neutralidade.

Além da Binance, Sun trabalhou com as exchanges, Huobi e Poloniex para reforçar seu poder. Essas empresas tinham muita autoridade, pois usavam o dinheiro de seus clientes para participar das votações na Steemit.

Posteriormente, a Binance e Huobi retiraram sua influência, e Sun vem lutando contra a comunidade, que mais tarde se uniu e votou para recuperar seu poder. Ao que parece a batalha entre Sun e os dissidentes da Steemit ainda terá vários capítulos.

Leia também: Apresentador da CNBC alfineta: “alguém sabe quando é o halving da Tron?”

Leia também: Cartório do Rio de Janeiro usa blockchain para emitir primeira procuração eletrônica do estado

Leia também: Tron lança seu próprio sistema de stablecoin semelhante ao MakerDAO

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.