Categorias Notícias

Investidores de Bitcoin são otários, afirma famoso professor

Siga o CriptoFacil no

Steve Hanke é um economista estadunidense e professor da John Hopkins, que é uma das universidades mais renomadas do mundo.

Numa publicação recente no Twitter, o professor não poupou críticas ao Bitcoin. Assim, em poucas linhas, ele definiu os investidores de Bitcoin (BTC) como “otários”.

Publicidade

Além disso, Hanke associou o BTC às pessoas que possuem pouca instrução financeira.

Steve Hanke critica investimentos em Bitcoin

A publicação de Hanke foi escrita no último domingo (4):

@steve_hanke

“Uma pesquisa conduzida pelo Banco Central do Canadá mostra que os canadenses com baixa instrução financeira são duas vezes mais propensos a comprar Bitcoin do que as outras pessoas. Isso prova aquele velho ditado de que ‘um otário nasce a cada minuto do dia’.”

Na publicação, o professor replicou um artigo intitulado “A instrução financeira do Bitcoin e o crypto Twitter”. O “crypto Twitter” é um termo comumente utilizado no exterior para descrever a comunidade dos entusiastas de criptomoedas no Twitter.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Dessa maneira, é possível deduzir que o economista é extremamente contrário ao investimento em Bitcoin.

Além disso, não é possível afirmar que a pesquisa produz uma ideia obrigatória de causa e efeito sobre o BTC e a falta de conhecimentos financeiros.

Logo, o fato de que as pessoas com menos instrução financeira são atraídas pelo BTC não significa que esse investimento é, necessariamente, ruim.

Publicidade

Outro ponto importante é o de que a afirmação de Hanke não corresponde exatamente aos resultados da pesquisa.

O estudo afirma que 4% dos canadenses com nível de conhecimento financeiro alto compram criptomoedas. No mais, 8% daquelas pessoas com instrução financeira menor compram criptomoedas.

Dessa maneira, a pesquisa se refere às criptomoedas, como um todo, mas não especifica o Bitcoin.

Publicidade

Publicação gera críticas entre os entusiastas do Bitcoin

A maior parte das reações ao comentário de Hanke é composta por críticas à visão do professor:

“Eu sou um analista financeiro com MBA, já investi em opções no mercado financeiro e administrei um fundo patrimonial. Porém, eu seria classificado como alguém com ‘pouco conhecimento financeiro’ nessa pesquisa.”

“Como um professor, essa é a forma como você ensina os seus alunos a comprovar teorias?”

“Não vejo como isso poderia beneficiar o Banco Central do Canadá. Isso é perfeitamente legítimo.

A questão mostra o quão pouco os estatísticos conhecem o valor da descentralização monetária. Pode ser que eles saibam, mas estão com muito medo de admitir isso publicamente.

Vocês são todos palhaços.”

Finalmente, vale ressaltar que Steve Hanke pertence a uma linha de pensamento libertária da economia. O libertarianismo pode ser compatível com o investimento em criptomoedas, na visão de alguns dos seus adeptos.

Leia também: Famoso trader prevê mais quedas para Bitcoin e Ethereum

Publicidade

Leia também: Trump recusa pacote de estímulos e Bitcoin cai

Leia também: Código do Bitcoin vira obra de arte avaliada em R$ 80 mil

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Nicolas Nogueira

Advogado, formado em Direito pela UFPR, com MBA em Negócios Internacionais. Tenho contato com as criptomoedas desde 2017. Sou apaixonado pelo assunto! Para mim, as criptomoedas são o único futuro possível para a economia mundial, bem como a melhor ferramenta de liberdade financeira para todos nós.