O investidor veterano Mark Mobius sugeriu que as criptomoedas podem ajudar a impulsionar o preço do ouro. A afirmação de Mobius foi dada durante uma entrevista ao portal de notícias canadense BNN Bloomberg.
Durante sua fala, Mobius manifestou descrença quanto aos motivos que levariam alguém a investir em Bitcoin ou outras criptomoedas. Mas destacou o que acredita ser o papel deste mercado na ascensão de “ativos reais”, como o ouro.
“Você tem todas essas moedas, novas moedas entrando em jogo. Eu as chamo de ‘moedas psíquicas’, porque acreditar no Bitcoin ou em qualquer outra cyber-moeda (sic), é uma questão de fé. Eu acho que com a ascensão delas, haverá uma demanda por ativos reais e duráveis, e isso inclui ouro.”
Ele também explicou que está profundamente convencido de que mudanças recentes na política monetária ajudarão no aumento da demanda por ouro. Mobius disse:
“A perspectiva de longo prazo do ouro é alta, cada vez maior, e a razão pela qual eu digo isso é o fato da oferta de dinheiro ser cada vez mais alta. Francamente, eu acho que você tem que estar comprando (ouro) em qualquer nível.”
Recentemente, o ouro estabeleceu um preço recorde dos últimos seis anos, à medida que aumenta a probabilidade de que o Banco Central dos Estados Unidos (Fed) e outros bancos centrais continuem a flexibilizar sua política monetária. O objetivo de tais manobras seria manter o crescimento econômico, que segue afetado negativamente pela prolongada guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.
Além disso, como o mercado de títulos do Tesouro dos EUA sinaliza que uma recessão provavelmente ocorrerá em breve, os investidores estão considerando o ouro como um ativo de proteção – e, em alguns casos, o Bitcoin. Para Mobius, os investidores devem alocar pelo menos 10% do portfólio em ouro. Ele também espera que os bancos centrais continuem expandindo a oferta de moeda, através da redução nas taxas de juros.
Segundo o site GoldPrice, o ouro está atualmente sendo negociado a US$1.503 – um aumento de cerca de 15,5% desde o início do ano. Em comparação, o Bitcoin registra uma alta de 300% no mesmo período.
Outros investidores seguem na contramão de Mobius e recomendam o Bitcoin como um ativo de proteção. Como mostrou o CriptoFácil, o cofundador da Morgan Creek Digital Assets Anthony Pomplian, previu que os bancos centrais adotarão reservas de Bitcoin “em breve”.
Leia também: Apresentador do Shark Tank Mark Cuban afirma que o Bitcoin e o ouro são igualmente inúteis