Economia

Inflação dos EUA sobe 3,2% ano a ano; Bitcoin segura US$ 29.500

Siga o CriptoFacil no

O Índice de Preços ao Consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês), que avalia as mudanças nos preços dos bens e serviços que os consumidores adquirem regularmente, voltou a ganhar força em julho em comparação com o mês anterior. De acordo com o anúncio feito pelo Departamento do Trabalho dos EUA nesta quinta-feira (10), o CPI subiu 0,2% na base mensal.

Enquanto isso, na comparação ano a ano, o aumento foi de 3,2% em linha com as estimativas do mercado. No mês de junho, a inflação nos EUA havia registrado aumentos de 0,2% no mês e de 3% na comparação ano a ano.

Publicidade

O preço do Bitcoin (BTC) não sofreu forte impacto logo após o anúncio, mantendo-se no patamar dos US$ 29.500, com variação diária de -1,4% e semanal de +1,6%, de acordo com dados do CoinGecko.

As demais criptomoedas seguiram o Bitcoin em movimentos semelhantes. O Ether (ETH), por exemplo, registra uma queda diária de 0,8% e uma alta semanal de 1,2%. Cardano também recuou nas últimas 24 horas (-0,8%), mas subiu na última semana (+1,6%). Da mesma forma, Solana (SOL) recuou 0,9% nas últimas 24 horas e valorizou 8,8% nos últimos sete dias.

Inflação nos EUA e criptomoedas

A fim de combater a forte inflação no início de 2022, o Federal Reserve dos EUA (Fed) deu início a uma série histórica de aperto monetário. Nos últimos 17 meses, o Fed elevou a sua meta de taxa de referência dos fundos federais em mais de 500 pontos-base.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Conforme informou o Departamento do Trabalho nos EUA, o índice de abrigo foi o que mais contribuiu para o aumento mensal recém-informado. Essa métrica respondeu por mais de 90% do aumento.

Já o núcleo da inflação, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, também registrou uma alta de 0,2% no mês e de +3,2% ano a ano. Devido a um aumento projetado nos preços da energia, a empresa de pesquisa Barclays espera que a inflação termine o ano praticamente inalterada em 3,2%.

A inflação é medida basicamente comparando o preço atual de bens e serviços com seu histórico recente de preços. Vários conjuntos de dados divulgados pelo governo dos EUA ajudam a determinar esses números. O Índice de Preços ao Consumidor é o principal indicador. Ele mede os custos das mercadorias em um mercado urbano.

Publicidade
Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.