Dois políticos havaianos apresentaram um projeto de lei pedindo um grupo de pesquisa para a tecnologia Blockchain “uma abordagem agradável e alguma medida” para regulamentação.
Não de é agora que a tecnologia subadjacente do Bitcoin tem chamado atenção, principalmente de fintechs que cada dia estão conquistando o seu espaço no mercado graças a tecnologia Blockchain.
Os democratas Chris Lee e Mark Nakashima, estão atualmente aguardando a aprovação dos legisladores estaduais, após a apresentação 25 de janeiro, de uma lei proposta para criar um grupo de trabalho para estudar os usos e as melhores práticas em relação à tecnologia Blockchain.
Os membros do comitê estadual já consideraram a sua aprovação, sujeito a certas alterações que ainda não foram esclarecidas.
Os dois advogados desejam expandir o uso da tecnologia Blockchain no estado para consolidar sua economia de turismo e criar mais riqueza localmente.
O objetivo desta Lei é estabelecer um grupo de trabalho composto por representantes dos setores público e privado para examinar, educar e promover as melhores práticas para permitir que a tecnologia blockchain beneficie as indústrias locais, os residentes e o Estado do Havaí. Trecho da publicação Oficial.
De acordo com o documento, o grupo de trabalho consistiria em figuras governamentais e da indústria, cada uma com habilidade em um segmento principal da economia havaiana. Não apenas o turismo, mas o setor imobiliário, saúde, transporte e segurança cibernética seria representado, entre outros setores.
O Havaí junta-se a um número crescente de estados dos EUA, sobre o movimento de fintech disruptivo. Destes, Texas é especialmente ativa em termos de serviços de consumo, com as cidades de Austin e Houston responsáveis por uma série de startups dedicadas à tecnologia.
O governo da Suíça já mostrou a sua intenção em promover um ambiente regulamentar mais favorável para startups FINTECH, notando como no Havaí que a tecnologia Blockchain está ganhando popularidade em ritmo rápido e que as normas legislativas devem ser adotadas em conformidade com a situação atual.
Dessa forma o país pretende alterar suas regras atuais sobre licenças bancárias e relatórios de financiamento, para apoiar o equilíbrio em favor das pequenas empresas de fintech em ambos os países.