Mercado

Hash rate do Ethereum Classic salta mais de 300% em um único dia

Siga o CriptoFacil no

Logo após o The Merge ser implementado com sucesso na rede Ethereum (ETH), o hash rate do Ethereum Classic (ETC) saltou mais de 300% em um único dia. A taxa saltou de 64 terahashes por segundo (TH/s) para pouco mais de 273 TH/s nesta quinta-feira (15).

O aumento expressivo ocorre à medida que os mineradores de ETH deixam a rede Ethereum, que passou a usar o mecanismo de consenso de Prova de Participação (PoS), e migram para a rede da ETC.

Publicidade

Gráfico do hash rate do Ethereum Classic (ETC). Fonte: 2Miners

Hash rate do Ethereum Classic (ETC)

O hash rate do Ethereum Classic é um valor numérico calculado que especifica uma estimativa de quantos hashes estão sendo gerados pelos mineradores do Ethereum Classic tentando resolver o bloco atual do Ethereum Classic ou qualquer outro bloco.

O cálculo usa a dificuldade de mineração atual e o tempo médio de bloco do Ethereum Classic entre os blocos minerados versus o tempo de bloco definido como variáveis ​​para determinar o hash rate global da rede Ethereum Classic.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além do aumento diário, o hash rate da rede Ethereum Classic já vem crescendo há dias. Só no último mês, a taxa teve um crescimento de quase 500%, de acordo com dados do pool de mineração 2Miners.

Como mencionado, o hash rate do Ethereum Classic atingiu o pico logo após a implementação bem-sucedida do The Merge. Agora, com a atualização, a rede ETH deixa de usar a Prova de Trabalho e, dessa forma, não necessita mais de mineradores e de seu poder computacional.

Em vez disso, demanda apenas que os validadores “bloqueiem” 32 ETH em um contrato inteligente para confirmar cada novo bloco e receber recompensas por isso.

Publicidade

No entanto, também é possível receber recompensas de staking com menos ETH, participando de um staking pool.

Já era esperado que o The Merge forçasse os mineradores a buscar outras redes para exercer a atividade. E a mais cotada era a rede do ETC.

Nos próximos dias, provavelmente deve haver um aumento gradual no poder de mineração em redes como Ravencoin, Ethereum Classic e ETHPOW, os três principais “herdeiros” do hash rate do Ethereum.

Publicidade

Preço do ETC também sobe

Além do hash rate, o preço da criptomoeda ETC também subiu de forma expressiva nas últimas semanas. De acordo com dados do CoinMarketCap, o preço subiu mais de 6% nas últimas 24 horas. Além disso, considerando as duas últimas semanas, a valorização é de mais de 17%.

Gráfico de preço do Ethereum Classic (ETC) nas últimas 24 horas. Fonte: CoinMarketCap

Leia também: Atualizacão The Merge é implementada com sucesso no Ethereum

Publicidade

Leia também: Crypto.com sofre e CRO pode cair abaixo de R$ 0,52, diz analista

Leia também: Bitcoin por R$ 103 mil mantém nível de resistência. Solana, Ethereum Classic, Ape Coin e STEPN disparam

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.