Tecnologia

Hard fork Chang, na Cardano, será lançado quando atingir 70% dos nós

Siga o CriptoFacil no

A rede Cardano (ADA) está prestes a passar por uma de suas atualizações mais esperadas em 2024: o hard fork Chang. Com mais de 70% dos nós da rede já sinalizando a nova versão 9.1.0, as condições para o lançamento foram finalmente atendidas. Isso abre caminho para a implementação iminente dessa mudança significativa.

O hard fork Chang representa um marco na evolução da Cardano. Isso porque a atualização pretende melhorar ainda mais a descentralização da rede. Além disso, vai permitir uma coordenação mais eficiente entre os nós.

Publicidade

Ao contrário de outras atualizações que dependem de uma coordenação central, o hard fork Chang funcionará de forma descentralizada. Dessa forma, permitirá que a rede continue operando de maneira autônoma e resiliente.

Nas últimas semanas, a adoção da nova versão pelos nós acelerou, permitindo que Cardano alcançasse o requisito crítico de 70% para o lançamento do hard fork. Enquanto isso, a comunidade da Cardano ainda aguarda que serviços centralizados, como as exchanges Coinbase e Binance, atualizem seus nós para suportar os novos recursos introduzidos pela atualização.

Hard fork Chang da Cardano

O lançamento do hard fork Chang também coincide com uma recuperação no preço do token ADA, que voltou a ser negociado a US$ 0,34 após um período de estagnação. A expectativa é que essa atualização traga uma nova onda de interesse e utilização para a rede, que tem lutado para se manter competitiva no mercado de criptomoedas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Uma das principais novidades que virá com o hard fork é a proposta de uma nova constituição para a Cardano da organização Intersect. Essa constituição estabelecerá as bases para uma governança mais descentralizada. As mudanças incluem a criação de um comitê constitucional interino com sete membros, dos quais três serão representantes da comunidade.

Além disso, o segundo estágio do hard fork Chang trará a seleção de delegados que votarão em nome dos detentores de ADA. Isso aumentará a influência da comunidade nas decisões futuras da rede. Embora a ADA atualmente permita apenas o staking para renda passiva, as novas atualizações possibilitarão que as carteiras enviem propostas, tornando o token ADA um ativo de governança mais ativo.

Entretanto, essa transição para um modelo de governança mais participativo também traz desafios. Por exemplo, o risco de ataques de governança por grandes organizações ou baleias, especialmente no que diz respeito à distribuição de recompensas.

Publicidade

A introdução de um tesouro de 1 bilhão de ADA, que será distribuído com base em votos, é outro aspecto crucial dessa nova fase. Apesar disso, a diluição esperada deve ser limitada, dado o fornecimento já elevado de 37 bilhões de ADA em circulação.

O hard fork Chang marca um momento decisivo para Cardano, que tem enfrentado críticas por sua lenta evolução em comparação com outras redes de blockchain.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.