Categorias Notícias

Hackers atacam empresa de energia em Portugal e pedem mais de R$ 57 milhões em Bitcoin

Siga o CriptoFacil no

A maior empresa de energia de Portugal, a EDP, sofreu um ataque “sem precedentes” de hackers que estão pedindo um resgate milionário em Bitcoin. 

De acordo com uma publicação desta segunda-feira, 13 de abril, do portal local Jornal de Notícias (JN), os invasores conseguiram acessar um servidor interno da companhia elétrica e furtaram 10 terabytes de informações sensíveis. Agora, eles pedem um resgate de 1.580 Bitcoins (cerca de R$ 57 milhões) para não vender as informações roubadas aos concorrentes da empresa ou torná-las públicas. 

Publicidade

Segundo o JN, o pedido de resgate foi publicado pelos criminosos na “dak net” junto com imagens dos arquivos que estão sob a posse deles. Os documentos incluem pastas sobre finanças, recursos humanos e gestão. Os hackers também comentaram, nesta publicação, que as imagens servem apenas para demonstrar aos dirigentes da EDP que a ameaça é real e que estão de fato com acesso a informações sensíveis. 

Além disso, os criminosos deram um prazo de cerca de 20 dias para que a empresa faça o pagamento do resgate, sob ameaça de vazamento dos dados. 

Em nota, a EDP declarou:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Os serviços críticos de supervisão e controle da rede elétrica de distribuição estão a operar normalmente, embora com adaptações decorrentes de algumas limitações. Para conter os efeitos deste ataque, foram prontamente aplicadas medidas de prevenção e proteção dos sistemas que suportam as operações da empresa, estando a ser analisada a origem e a anatomia deste incidente, para que os serviços e operações em causa sejam rapidamente restabelecidos.”

A empresa também disse que a “a atuação do grupo EDP perante este ataque está sendo articulada com as entidades competentes”.

Leia também: Hackers atacam site de órgão do governo que emite certificados digitais

Leia também: Home office deixa 360 mil empresas vulneráveis a hackers

Publicidade

Leia também: Midas Trend não tem Bitcoins para pagar investidores após ser “hackeada”

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.