O último fim de semana foi mais uma data especial para a comunidade de criptomoedas. No dia 12 de dezembro, completaram-se 10 anos desde que Satoshi Nakamoto escreveu pela última vez no fórum Bitcointalk.
Durante quase dois anos depois do lançamento do Bitcoin, Satoshi foi extremamente ativo. Ele forneceu grande apoio e suporte para a comunidade.
Mas depois daquela data, ele desapareceu. Sua última atividade no Bitcointalk foi às 04h45 (UTC) do dia 13 de dezembro de 2010. Ninguém mais ouviu falar dele desde então.
A última postagem de Satoshi no fórum foi sobre como prevenir ataques de negação de servidor (DoS, na sigla em inglês) ao Bitcoin. Confira a mensagem completa abaixo:
Há mais trabalho a fazer no DoS, mas estou fazendo uma compilação rápida do que tenho até agora, caso seja necessário, antes de me aventurar em ideias mais complexas. A compilação para isso é a versão 0.3.19.
–Adicionou alguns controles DoS
Como Gavin e eu dissemos claramente antes, o software não é de forma alguma resistente a ataques DoS. Esta é uma melhoria, mas ainda há mais maneiras de atacar do que posso contar.
Estou deixando a parte -limitfreerelay como um switch por enquanto e está lá se você precisar.
– Alertas de “modo seguro” removidos
Os alertas de “modo de segurança” eram uma medida temporária após o bug de estouro de 0.3.9. Podemos dizer o quanto quisermos que os usuários podem apenas executar com “-disablesafemode”, mas é melhor não tê-lo por causa das aparências. Nunca pretendeu ser um recurso de longo prazo. O modo de segurança ainda pode ser acionado ao ver uma cadeia de bloqueio inválida mais longa (maior PoW total).
Quando Satoshi desapareceu, o Bitcoin era uma invenção praticamente desconhecida. Porém, 10 anos depois, o cenário é totalmente diferente.
O preço do Bitcoin atingiu novos recordes e está próximo de sua máxima histórica. Em grande parte, isso ocorreu graças ao investimento de investidores institucionais e endosso de grandes empresas.
Tal valorização deixou muitas pessoas milionárias. O próprio Satoshi Nakamoto hoje seria um homem rico. No entanto, ele jamais revelou sua identidade, tampouco tocou em suas criptomoedas.
A identidade de Satoshi é um dos maiores e mais instigantes mistérios sobre o Bitcoin. Muitas teorias foram criadas ao longo dos anos sobre quem ele poderia ser, sua identidade e paradeiro.
Até hoje, muitas pessoas examinam os endereços mais antigos do Bitcoin. O objetivo é verificar se as carteiras associadas a Satoshi estão sendo movimentadas. Mesmo assim, sua identidade ainda é desconhecida.
Leia também: Analista recomenda criptomoedas DeFi que podem disparar
Leia também: Binance compara crescimento de criptomoedas com Amazon e Google
Leia também: Criptomoedas acumularão mais valor de mercado, afirma Raoul Pal