Categorias Notícias

Guilherme Boulos usa blockchain para arrecadar doações em sua campanha

Siga o CriptoFacil no

O candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) está usando a tecnologia blockchain para arrecadar doações para seus projetos de campanha.

A solução utilizada pela chapa Boulos-Erundina é a Voto Legal. A plataforma de financiamento coletivo de campanhas eleitorais registra todas as doações na blockchain da Decred. 

Publicidade

O objetivo é garantir a autenticidade das transações, promovendo a confiabilidade no processo de doação eleitoral.

Até o momento, a chapa já arrecadou R$ 1.220.424 de mais de 12 mil doadores através da Voto Legal. O valor mínimo para doações é de R$ 20.

Sobre a plataforma Voto Legal

A interface Voto Legal é uma iniciativa do AppCívico, solução focada em tecnologias cívicas destinadas à políticos, governos e a sociedade civil.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A plataforma já foi utilizada por diversos candidatos em eleições passadas, inclusive por Marina Silva (Rede Sustentabilidade) nas eleições presidenciais de 2018.

A iniciativa, lançada em 2016 busca, além da transparência, construir campanhas mais baratas e justas com o apoio financeiro. 

Vale ressaltar que desde o referido ano as empresas estão proibidas de realizar doações. Portanto, foi necessária a criação de uma ferramenta para dar mais transparência às doações feitas por pessoas físicas. 

Publicidade

Nesse sentido, todas as transações realizadas são registradas em uma rede pública de blockchain, garantindo sua autenticidade.

Além disso, as operações podem ser verificadas para comprovar a lisura do processo de captação de recursos.

Isso porque a interface emite recibos que possuem uma referência sobre o bloco da rede pública de blockchain utilizada, a “hash”.

Publicidade

Assim, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e qualquer indivíduo consegue visualizar todas as doações registradas.

A Decred é a solução escolhida por possuir baixo custo para as transações e apresenta componentes voltados à governança, que atende aos requisitos do Voto Legal.

Portanto, é capaz de expandir os mecanismos de confiança da plataforma.

Publicidade

Leia também: Fintech brasileira oferece empréstimos com garantia em Bitcoin 

Leia também: WhatsApp Pay chegará em breve para pessoas, confirma Banco Central

Leia também: Estrela de Game of Thrones pergunta se deve comprar Bitcoin

Publicidade
Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.