Mercado

Grayscale solicita ETF de Avalanche à SEC, ampliando oferta de fundos cripto

Siga o CriptoFacil no

A Nasdaq apresentou um formulário 19b-4 à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) na quinta-feira (7) para listar e negociar cotas de um ETF de Avalanche (AVAX) da Grayscale.

A submissão do formulário 19b-4 faz parte do processo regulatório para a aprovação de um ETF. Uma vez que a SEC reconheça o pedido, fará sua publicação no Federal Register, iniciando formalmente o processo de análise e decisão da agência.

Publicidade

Se aprovado, o pedido permitirá a conversão do Grayscale Avalanche Trust, lançado em agosto de 2024 como uma oferta privada, em um ETF de Avalanche no mercado à vista. A proposta segue o mesmo modelo dos ETFs de Bitcoin e Ethereum da Grayscale, já disponíveis no mercado.

ETF de Avalanche a caminho?

De acordo com o documento, os ativos do Trust consistem exclusivamente em AVAX, o token nativo da blockchain Avalanche. O objetivo do fundo é que o valor de suas cotas reflita o valor do AVAX mantido pelo Trust, ajustado para despesas e passivos.

A Coinbase será a custodiante dos ativos do ETF. Enquanto isso, o BNY Mellon será responsável pela administração e transferência das cotas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A iniciativa da Grayscale ocorre apenas uma semana após a VanEck apresentar um pedido de registro S-1 à SEC, buscando lançar o primeiro ETF de Avalanche do mercado.

A blockchain Avalanche é uma plataforma de camada 1 escalável e de baixa latência, composta por três redes principais. A rede X-Chain serve para transferências de ativos. Já a C-Chain é compatível com contratos inteligentes da blockchain Ethereum. Por fim, a P-Chain tem foco na validação e gestão de blockchains personalizadas (subnets).

Atualmente, o AVAX registra uma queda de 8,9% nas últimas 24 horas, sendo negociado a US$ 20,22, conforme dados do CoinGecko.

Publicidade
Gráfico de preço da Avalanche – Fonte: CoinGecko

ETFs de Altcoins

Desde a reeleição de Donald Trump, houve um aumento significativo nos pedidos de ETFs de criptoativos além de Bitcoin e Ethereum, que foram aprovados pela SEC em janeiro e julho de 2024, respectivamente. Empresas como Fidelity, Franklin Templeton, Bitwise, 21Shares e Canary Capital também submeteram propostas para ETFs de SOL, XRP, ADA, DOGE e LTC.

A SEC tem adotado uma abordagem diferente em relação ao setor cripto desde as eleições. O ex-presidente da agência, Gary Gensler, deixou o cargo em janeiro, sendo substituído por Paul Atkins, um regulador favorável ao setor cripto, nomeado por Trump e aguardando confirmação do Senado.

Além disso, a SEC estabeleceu uma nova força-tarefa para regulamentação do setor, sob a liderança da comissária Hester Peirce, com o objetivo de desenvolver um marco regulatório mais claro para o mercado de criptomoedas.

Publicidade
Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

Este website usa cookies.