Tecnologia

Governo japonês cria sua própria DAO para investigar diversos casos de uso

O governo japonês anunciou recentemente a criação de sua própria DAO, visando investigar os diferentes casos de uso e dar uma situação legal às diversas organizações autônomas descentralizadas.

As DAOs vem experimentando um aumento considerável na popularidade durante os últimos dois anos, devido às diferentes vantagens oferecidas por este tipo de organizações com governança descentralizada.

Por estes motivos, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, anunciou recentemente uma nova secretária dedicada a tecnologias Web3, visando criar políticas que permitam a expansão deste tipo de produtos no país.

O que é uma DAO?

Este conceito foi inicialmente postulado em 1997 por Werner Dilger, que definiu as bases das DAOs como um sistema autossustentável e autônomo. Entretanto, esta ideia não conseguiu ser desenvolvida até a chegada da blockchain.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Uma DAO é um tipo de organização com governança descentralizada que visa utilizar contratos inteligentes para fornecer transparência, autonomia e segurança aos membros da organização.

Em outras palavras, as DAOs não estão vinculadas a nenhuma regulamentação ou lei específica devido à natureza descentralizada onde o contrato inteligente é executado e coordenado pela blockchain.

Vantagens e desvantagens das DAOs

Uma DAO pode oferecer a seus participantes diferentes vantagens e desvantagens para a criaçao deste tipo de organizações, entre elas destacam-se:

Vantagem

  1. Permite criar organizações sem qualquer tipo de hierarquia.
  2. Seu nível de transparência é muito alto.
  3. A descentralização permite que as DAOs ofereçam serviços globalmente.
  4. Facilitam muito a criação de organizações, economizando dinheiro, tempo e trâmites burocráticos.

Desvantagens

  1. Programar uma DAO não é uma tarefa fácil. Automatizar tarefas e a capacidade de tomar decisões é muito complexo e precisa de especialistas em programação.
  2. Um erro de uma única linha de código pode levar a perder milhões de reais.
  3. Existem problemas para as DAOs cumprirem as regulamentações em muitos países devido à falta de regulamentação das criptomoedas.
Compartilhar
Yeferson Perez

Estudante de engenharia da computação, possui 4 anos de experiência no mundo blockchain e na criação de conteúdos sobre a Web3, NFT e metaversos.

This website uses cookies.