Categorias Notícias

Governo do Estado de São Paulo estuda aplicações em blockchain

Siga o CriptoFacil no

O Governo do Estado de São Paulo vem estudando diversas aplicações em blockchain com foco em melhorar as formas de gestão e serviços da administração pública.

“Fomento e disseminação da tecnologia blockchain, por meio de participações em eventos, reuniões, seminários e fóruns, propondo soluções que reduzam os custos transacionais do Estado e garantam rapidez e confiabilidade nos atos jurídicos e administrativos estabelecidos entre Estado e seus administrados; e  também por intermédio da promoção de eventos e reuniões no âmbito da estrutura do Estado”, destaca um relatório sobre a gestão de 2018 publicada no Diário Oficial do Estado.

Dentre as iniciativas destacadas pelo Governo do Estado, que no período esteve sob a gestão do tucano Geraldo Alckmin e do psdebista Márcio França, está a Reativação do Grupo Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação (GETIC), que realizou ao longo do ano, sete encontros intersetoriais abordando coma a cadeia de blocos pode impactar a administração pública e como ela pode auxiliar o Estado a aperfeiçoar seus serviços mantendo também a proteção de dados.

Publicidade
A publicação destaca que o Estado tem grupos intersetoriais trabalhando em uma normatização de padrões para uso da tecnologia no Estado e quais os pontos que devem ser compartilhados entre as secretarias para que aplicações baseadas em blockchian possam ser usadas entre todos os setores da administração pública. Uma cartilha com estas normas, “será publicada no 1º semestre de 2019″, destaca.
Como mostrou o CriptoFácil, em 2017, o Governo do Estado de São Paulo anunciou uma parceria com a startup norte-americana CG/LA Infrastructure para elaboração dos estudos técnicos, jurídicos e financeiros para melhorar a eficiência na iluminação pública nas cidades que fossem selecionadas para o projeto “Ilumina SP” e que envolveria a BuildCoin, criptomoeda construída na blockchain do Ethereum. No entanto, até o momento, além da assinatura no Palácio dos Bandeirantes, nenhum desenvolvimento parece ter sido feito no projeto.
Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.