Foto: Depositphotos
O airdrop de criptomoedas da Ucrânia foi oficialmente cancelado, conforme anúncio do ministro Mykhailo Fedorov. Ao invés da distribuição, a Ucrânia lançará tokens não fungíveis (NFT) para apoiar as forças armadas.
A distribuição de criptomoedas foi anunciada na quarta-feira (2) no perfil oficial do país no Twitter. De acordo com o governo, todos que doaram ativos digitais para as carteiras oficiais do país até o dia 3 de março, às 18h (horário de Kiev), receberiam o airdrop.
Como era de se esperar, a notícia não foi bem recebida pelos usuários. Muitos foram ao perfil de Fedorov acusando o governo de aplicar um golpe de rug. No entanto, parece que o airdrop da Ucrânia pode de fato ter sido alvo de um golpe.
Em sua mensagem, Fedorov agradeceu o apoio da criptoesfera, que já enviou mais de US$ 30 milhões em doações com criptomoedas.
Depois, o ministro de transformação digital anunciou o cancelamento do airdrop e disse que haveria emissão de NFTs. No entanto, Fedorov afirmou que a Ucrânia não pretende emitir NFTs, o que deixou a mensagem contraditória. Afinal, como o governo pretende lançar os tokens?
Por causa do cancelamento do airdrop e da falta de informações, os seguidores de Fedorov reclamaram e acusaram de golpe. Muitos acusaram o governo de promover um rug pull, golpe popular que envolve fugir com fundos de usuários.
Contudo, as carteiras da Ucrânia não prometeram rendimentos, visto que se trata apenas de doações. Dessa forma, o termo é relativamente impreciso e não configura um golpe. Outros usuários, no entanto, deram sugestões sobre temas de NFT, de obras militares até NFTs com paisagens naturais do país.
Se o governo da Ucrânia não agiu de má-fé, golpistas já se aproveitaram do airdrop desde o começo. De acordo com o Etherscan, um token chamado Peaceful World (WORLD) foi marcada como golpe em potencial.
Depois que o golpe foi identificado, o Etherscan classificou os tokens do mundo como “enganosos”, o que significa que os tokens podem ser spam ou phishing.
Leia também: Avalanche pode imitar a Solana e subir mais de 40% na semana
Leia também: Cinco criptomoedas abaixo de US$ 1 para comprar em março
Leia também: Investidor doa CryptoPunk para governo da Ucrânia