O governo da Austrália divulgou na sexta-feira, 07 de fevereiro, um roteiro nacional de blockchain que tem o objetivo de impulsionar a adoção da tecnologia no país.
O roteiro de 52 páginas foi emitido pelo Departamento de Indústria do governo. O documento aponta que o uso da blockchain tem potencial para criar empregos, economizar dinheiro das empresas e melhorar o crescimento econômico da Austrália.
O roteiro prevê um prazo de cinco anos para aplicação das medidas estipuladas. Ele espera trazer estruturas regulatórias, ajudar as pessoas a desenvolver habilidades em blockchain e aumentar as oportunidades globais de investimento e colaboração.
Especificamente, o roteiro traz uma abordagem em 12 etapas que o governo disse que seguirá para ajudar a Austrália a progredir em direção a “um futuro com potencial de blockchain“.
“Juntos, podemos impulsionar o desenvolvimento e a adoção da tecnologia blockchain a longo prazo e capitalizar as tremendas oportunidades econômicas e sociais que ela oferece”, disse Karen Andrews, Ministra da Indústria, Ciência e Tecnologia da Austrália.
O governo disse que a tecnologia blockchain, juntamente com outras tecnologias, pode ajudar a adicionar cerca de US $ 175 bilhões em valor comercial até 2025. “É vital que a Austrália e nossas empresas de tecnologia estejam à frente do jogo em um dos setores de tecnologia que mais crescem no mundo”, disse Simon Birmingham, senador e ministro de Comércio, Turismo e Investimento.
Recentemente, conforme relatado pelo CriptoFácil, a Austrália concedeu autorização para um fundo de investimento em Bitcoin operar no país. O uso de criptomoedas no país também foi intensificado durante os graves incêndios que ocorreram em janeiro, visto que muitas empresas realizaram doações em criptomoedas para ajudar o governo australiano a combater as queimadas.
Leia também: Governo da Catalunha quer utilizar blockchain para alcançar sua independência digital