Tecnologia

Google Cloud torna-se validador da rede Solana

O Google Cloud, serviço de nuvem do Google, segue avançando para se tornar um player de destaque na Web 3.0. Após lançar um produto chamado “Blockchain Node Engine” – solução para hospedagem de nós para desenvolvedores do Ethereum – a plataforma anunciou que se tornou um validador da rede Solana. O Google Cloud fez o anúncio em sua conta no Twitter no último final de semana, no dia 5 de novembro.

“Agora que chamamos sua atenção… confira: o Google Cloud está executando um validador de produção de blocos na Solana para participar e validar a rede.”

Google Cloud vai levar Blockchain Node Engine para Solana

Na sequência de tuítes, a equipe do Google Cloud disse também que está trabalhando com a Solana para levar a solução Blockchain Node Engine para a rede no próximo ano. A ideia da empresa é facilitar o lançamento de um nó na Solana em nuvem por qualquer pessoa.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, o Google Cloud comunicou que está indexando os dados da rede Solana e os levará para o BigQuery no próximo ano. De acordo com a empresa, o objetivo é “facilitar o acesso do ecossistema de desenvolvedores da Solana a dados históricos”.

O BigQuery é um serviço de armazenamento de dados de baixo custo e totalmente gerenciado do Google para análises com escala em petabytes. Essa ferramenta é NoOps. Ou seja, ela não requer uma infraestrutura responsável pelo gerenciamento nem um administrador de banco de dados.

Por fim, o Google Cloud lembrou que em breve começará a aceitar pagamentos com criptomoedas via Coinbase Commerce para que as pessoas tenham mais opções de pagamentos para os serviços do Google Cloud. Conforme noticiou o CriptoFácil, no dia 11 de outubro o serviço de nuvem do Google anunciou que passaria a aceitar moedas digitais como forma de pagamento para alguns serviços.

De acordo com o anúncio, a Coinbase fornecerá infraestrutura para que os clientes do Google possam pagar os serviços com criptomoedas. A partir de 2023, o serviço estará aberto para alguns usuários do Google Cloud. Em contrapartida, a Coinbase migrará seus servidores para o Google Cloud.

Preço da Solana (SOL) não reage a anúncio

Apesar da parceria de destaque, o preço do token SOL, nativo da rede Solana, não reagiu de forma positiva. Na verdade, a criptomoeda acumula uma baixa de quase 10% na última semana. No momento da escrita desta matéria, o ativo digital está custando R$ 157,70, com um recuo de 11,7% nas últimas 24 horas, de acordo com dados do CoinGecko.

Gráfico de preço do token SOL nas últimas 24 horas. Fonte: CoinGecko

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.