Segurança

Golpes com CBDC surgem na China e trazem preocupação para o governo

A China baniu as criptomoeda do país alegando que elas eram, entre outros, usadas em fraudes que prejudicavam os chineses. Assim o governo argumentava que elas eram usadas para crimes e por isso deveriam ser banidas.

Ironia do destino, agora o Yuan Digital, a moeda digital nacional da China, vem sofrendo com o mesmo problema. Portanto, crimes, fraudes e lavagem de dinheiro estão sendo realizados com a CBDC da China.

De acordo com um alto funcionário do Banco Popular da China (PBoC) os crimes com CBDC estão aumentando. Desse modo há agora mais de um milhão de suspeitos de crimes que estão envolvidos em atividades de fraude online na China.

Leia também: Justin Sun é o real comprador da Huobi, diz reportagem 

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ainda segundo o funcionário, essas fraudes resultaram em mais de US$ 1 bilhão em perda para os cidadãos. Assim, Mu Changchun, diretor-geral do Digital Currency Research Institute (DRI) do PBoC, disse que o anonimato do e-CNY é que tem ‘ajudado’ nestas fraudes.

Ele disse que há um anonimato maior no e-CNY do que os bancos e que isso tem atuado como um propulsor para os golpistas. Portanto ele defende que o anonimato do Yuan Digital seja revisto na China.

Crimes com CBDC

“Isso impedirá que um grande número de transações ilegais flua como pagamentos eletrônicos para a CBDC. Desse modo se isso não acontecer, fará com que o e-CNY se torne uma ferramenta para fraudes e outros crimes como jogos de azar online. Além de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e até mesmo crime de organização terrorista”, disse.

Desse modo ele também observou que o e-CNY precisa se proteger contra riscos como fraude de telecomunicações. Ao mesmo tempo ele precisa proteger as informações pessoais para evitar outros tipos de fraudes como roubo de SIM.

No mês passado, a Suprema Procuradoria Popular da China emitiu a Lei Anti-Telecom e Fraude na Internet para combater crimes onlines. Assim a lei busca prevenir e punir atividades de fraude de rede de telecomunicações e fortalecer os esforços contra elas.

Em novembro, a polícia da Mongólia Interior prendeu um fraudador que usou o e-CNY para dar golpes. Assim, após ser preso, ele foi acusado formalmente de ter aplicado um golpe de mais de US$ 1,25 milhão.

No mês passado, a polícia chinesa na cidade de Longyan, no sudeste da China, prendeu 20 suspeitos também por golpe com CBDC. Assim, nesse caso eles são acusados ​​de administrar serviços ilegais de liquidação de fundos usando e-CNY. Desse modo eles convertiam o e-CNY em tokens digitais para jogos de azar no exterior, o que é crime na China.

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.