Categorias Notícias

Golpe pede pagamento em Bitcoin para evitar assassinato contratado na deep web

Siga o CriptoFacil no

Um novo tipo de golpe envolvendo Bitcoin está circulando na internet. Pessoas têm relatado terem recebido e-mails que exigem o pagamento de US$4 mil para evitar que um suposto assassinato, contratado na deep web, seja executado. Segundo o portal Bleeping Computer, as mensagens parecem ter aparecido nesta segunda quinzena de dezembro e guardam semelhança com outros casos do tipo relatados este ano, como os e-mails que exigiam pagamento em BTC para evitar a divulgação de vídeos comprometedores dos usuários ou outros que continham ameaças de bomba.

Da mesma forma que seus pares anteriores, o golpe relatado agora é escrito em um inglês gramaticamente ruim e afirma que alguém, “seu ex ou alguém do trabalho”, teria contratado um assassinato “instantâneo e indolor”, no entanto, o suposto assassino propõe uma barganha e troca receber um pagamento em Bitcoin para desistir do crime e ainda entregar os dados do contratante.

Publicidade

O Criptomoedas Fácil consultou informações sobre o endereço de Bitcoin que consta na mensagem e identificou que, até o momento, parece que ninguém está disposto a “salvar a própria vida” por US$4 mil. Golpes como este têm se tornando cada vez mais comuns devido à facilidade em comprar banco de dados, vazados recentemente de grandes empresas, na deep web. Com os endereços em mãos, os criminosos enviam diversas mensagens que podem até mesmo conter ataques de phishing, portanto, a recomendação é sempre tomar cuidado ao abrir qualquer mensagem que receber de endereços desconhecidos.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.