Economia

Gigante de varejo da Índia aceitará CBDC nas lojas

Até agora, poucos países lançaram, de fato, suas moedas digitais de banco central (CBDC, na sigla em inglês); apesar de muitos já estarem avançando com esse projeto, incluindo o Brasil. E já tem rede de varejo de olho nessa nova forma de dinheiro. A gigante do varejo da Índia, a Reliance Retail, por exemplo, anunciou que aceitará a CBDC do país, a rúpia digital, em suas lojas.

De acordo com o que disse um funcionário sênior da empresa, que trabalha no piloto da rúpia digital, vários parceiros da varejistas já estão se preparando para aceitar a CBDC como forma de pagamento. Isso inclui até mesmo “vendedores de frutas e chá à beira da estrada”.

CBDC indiana aceita em lojas

A Reliance Retail também vai participar dos testes da rúpia digital. Para isso, a varejista já está trabalhando com a Innoviti Technologies e os parceiros de pagamento Kotak Mahindra Bank e ICICI Bank.

“Esta iniciativa histórica de ser pioneira na aceitação de moeda digital em nossas lojas está alinhada com a visão estratégica da empresa de oferecer o poder de escolha ao consumidor indiano”, disse V. Subramaniam, diretor da Reliance Retail. “Com mais indianos dispostos a fazer transações digitais, esta iniciativa nos ajudará a fornecer mais um método de pagamento alternativo eficiente e seguro para os clientes de nossas lojas”, acrescentou.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Enquanto isso, o fundador e CEO da Innoviti Technologies, Rajeev Agrawal, enfatizou que a CBDC indiana atende à necessidade dos consumidores que ainda preferem a confiança, segurança e a finalidade de liquidação da moeda física.

CBDC da Índia

O governo da Índia anunciou seus planos de lançar uma CBDC em fevereiro do ano passado. Conforme noticiou o CriptoFácil na época, a ministra das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman, falou sobre o assunto em sua apresentação do Orçamento de 2022. Segundo a ministra, o Reserve Bank of India (RBI), o banco central do país, usará “blockchain e outras tecnologias” para emitir a CBDC.

No fim do ano passado, o RBI iniciou a primeira fase de um piloto de CBDC de varejo em quatro cidades (Mumbai, Nova Délhi, Bengaluru e Bhubaneswar). O projeto envolve também quatro bancos importantes do país.

De acordo com a autoridade monetária, uma CBDC pode desempenhar um papel fundamental no fornecimento de acesso a pagamentos digitais sem a necessidade de uma conta bancária. Além disso, a ideia é que o acesso seja facilitado por uma carteira digital emitida pelo banco central.

O governo da Índia espera que a liquidação na moeda do banco central reduza os custos de transação, eliminando a necessidade de infraestrutura de garantia de liquidação. O país quer lançar a sua CBDC de varejo até o final de 2023.

Índia a criptomoedas

Por outro lado, a posição da Índia em relação às criptomoedas permanece rígida. Em meados de janeiro deste ano, o RBI pediu o banimento geral dos ativos digitais no país.

“As criptomoedas deveriam ser banidas, dado seu valor não subjacente no mercado. Assim como todo ativo, todo produto financeiro vem com algum valor subjacente. Portanto, o valor de cripto tem como base o fator ‘faz de conta’”, disse Shaktikanta Das, governador do RBI. “Cripto é uma forma de jogo sem nenhum valor subjacente. Nada mais é do que um mundo 100% especulativo”, completou.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.