Foto: Freepik
A gigante global de pagamentos Checkout.com anunciou que passará a aceitar pagamentos em moedas digitais estáveis, as stablecoins.
De acordo com um anúncio desta quarta-feira (8), com as stablecoins, os comerciantes terão suporte para negócios 24 horas por dia e 7 dias semana, incluindo fim de semana e feriado.
Segundo a empresa, todos os serviços com criptomoedas são baseados na tecnologia cripto da Fireblocks. A Checkout.com testou a solução em um piloto durante seis meses com os principais negócios da Web3.
“Durante este piloto, nós facilitamos a liquidação de mais de US$ 300 milhões usando a USDC. Nós testamos, refinamos e otimizamos formas para que as transações fiduciárias online dos clientes sejam pagas aos comerciantes por meio da USDC”, diz o anúncio.
Agora, após o sucesso do teste, a empresa vai disponibilizar a solução para mais comerciantes. Por ora, a empresa disse que vai dar suporte à stablecoin USC Coin (USDC), emitida pela Circle. No entanto, há planos para expandir o suporte para uma gama mais ampla de ativos digitais.
Ainda no anúncio, a empresa disse que hoje fornece processamento fiduciário e pagamentos para 8 das 12 maiores exchanges de ativos digitais do mundo. Isso inclui, por exemplo, a Blockchain.com, a Binance e a Crypto.com.
Conforme destacou Jess Houlgrave, chefe de estratégia cripto da Checkout, com o suporte para stablecoins, os comerciantes podem remover “pontos de atrito e gargalos”.
Como exemplo, ele citou a questão das janelas de tempo de liquidação nos sistemas tradicionais. Além disso, ele mencionou as questões complexas dos sistemas existentes de compensação.
No entanto, os pagamentos com a USDC resolvem essa questão. Afinal, eles permitem que as empresas acessem capital de giro de forma mais rápida e com a liquidação quase instantânea de transações, em vez de ter que esperar por dias como era antes.
A escolha de moedas digitais estáveis em vez de ativos com o Bitcoin (BTC) se deu em razão de seus clientes se preocuparem com a volatilidade.
“Em nossa pesquisa, 55% disseram que a volatilidade dos preços das moedas digitais e o risco dos ativos no balanço patrimonial enfrentarem de forma regular perdas ou ganhos de dois dígitos da noite para o dia impedem a adoção institucional em larga escala. Assim, nós acreditamos que as stablecoins indexadas ao USD totalmente garantidas e resgatáveis fornecem a resposta.”
Outro problema que as moedas estáveis resolvem tem relação com os negócios da Web 3.0. De acordo com a empresa, esses negócios têm contratos complicados, tarifas caras, além de taxas de provedor.
Mas com a liquidação em moedas estáveis em dólar na blockchain, as empresas podem reduzir suas despesas com operações. Isso porque podem usar uma única plataforma para obter liquidações confiáveis em larga escala.
Leia também: Do Kwon é acusado de mentir e ‘esconder’ 42 milhões de LUNA
Leia também: Chainlink anuncia roadmap para implementação de staking; token sobe 14%
Leia também: Kraken diz que tokens de metaverso são os que mais tem valorizado