Economia

Gestora apresenta pedidos para ETFs de Chainlink, Cardano, Polkadot e memecoins

Siga o CriptoFacil no

A gestora Tuttle Capital, conhecida por ter uma abordagem peculiar no mercado de ETFs, está mais uma vez se movimentando na vanguarda do setor. Sob a liderança do especialista em fundos de títulos, Matthew Tuttle, a gestora solicitou à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) a aprovação para lançar novos ETFs focados em dez criptomoedas.

O pedido chama atenção por focar em altcoins sem muito apelo popular, como Chainlink (LINK), Cardano (ADA) e Polkadot (DOT), e em memecoins como BONK, MELANIA, TRUMP.

Publicidade
Gestora entra com pedido de registro para 10 ETF – Fonte: X.com.

A Tuttle Capital é uma gestora de fundos especializada em lançar produtos diferentes dos ETFs padrões. Em 2021, por exemplo, a empresa se destacou após lançar o Tuttle Capital Short Innovation ETF (SARK), o primeiro ETF nos EUA a oferecer exposição inversa a outro ETF, o ARK Innovation ETF (ARKK).

Utilizando contratos de swap em vez de vendas a descoberto, o rendimento do SARK é inversamente proporcional ao rendimento do ARKK. Agora, a Tuttle Capital pretende inovar mais uma vez e expandir seu portfólio para o mercado de criptomoedas.

DeFi, oracle, L0, L1, memecoins e mais

No último dia 27, a e gestora apresentou um pedido de registro de 10 ETFs de criptomoedas junto á SEC: XRP, Solana, TRUMP, Litecoin, Melania, Bonk, BNP, Cardano, Chainlink e Polkadot.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

De acordo com o especialista de ETFs da Bloomberg, James Seyffart, esse é o primeiro pedido de registro de ETF nos EUA para os tokens de Chainlink, Cardano, Polkadot, BNP e Melania. Os três primeiros, são projetos de blockchain sólidos.

Enquanto isso, $Melaina é uma memecoin lançada dias antes da posse de Trump em homenagem à primeira dama que teve um sucesso estrondoso na rede Solana. Sobre o token BNP, o pedido não apresenta detalhes.

Para Seyffart, a resposta aos pedidos servirá de paradigma de como a nova SEC, sob tutela de Trump, deve lidar com pedidos de ETFs. Isso porque, a resposta, positiva ou negativa, dará uma indício de quais ETFs serão aceitos e quais não.

Publicidade

Rendimento de 200%

Eric Balchunas, analista de ETF da Bloomberg, destacou que os pedidos são para ETF de 2x, ou seja, a exposição que a Tuttle Capital pretende é de 200% para cada uma das criptomoedas. Por exemplo, se o XRP subir US$ 0,15, então os investidores terão exposição ao dobro, US$ 0,30.

Vale destacar que essa exposição se dá através de estratégias de alavancagem, como o uso de derivativos (contratos de swap, futuros, etc.), responsável por dobrar a exposição ao ativo.

Algo diferente do que acontece, por exemplo, no IBIT da BlackRock, o maior ETF do mundo, que se baseia exclusivamente na valorização do ativo. Nele, caso o Bitcoin suba 10%, então o investidor recebe 10% relativo à sua quota de exposição, por exemplo. No entanto, o pedido não detalha explicitamente como a alavancagem dos novos fundos será implementada.

Publicidade

No silêncio, ETFs serão aceitos

Além disso, Balchunas destacou que como se trata de um “40 Act Filing”, a menos que a SEC desaprove o pedido, esses ETFs podem começar a ser negociados após o período de revisão. Isso porque, pedidos feitos sobre o 40 Act Filling devem ter sua negativa expressa por parte da SEC. Assim, findo do prazo legal para manifestação sem que a SEC se manifeste, entende-se que o pedido do ETF foi aprovado.

Ele lembrou ainda dos pedidos de ETF para DOGE, feito pela Betwise, e TRUMP, proposto pela REX-Osprey. Como lembra Balchunas, até o momento não houve manifestação sobre ambos. Assim, a SEC pode estar adotando uma abordagem mais cautelosa – ou permissiva – em relação a esses produtos.

Diferentemente da gestão anterior, que negava sumariamente pedidos de ETFs que não os referenciados em Bitcoin e Ethereum, a nova força tarefa Crypto 2.0 da SEC, sob liderança de Hester Peirce, parece estar avaliando os riscos e benefícios desses ETFs antes de tomar uma decisão final.

Publicidade

Tokens de ETF em alta

A divulgação do pedido da Tuttle Capital junto à SEC fez com que preço dos tokens oscilassem positivamente. Dados do CoinGecko mostram que, nas últimas 24 horas, o TRUMP foi o que mais subiu (11%), seguido de perto do XRP (9%).

TRUMP lidera os ganhos entre os 10 tokens incluídos no pedido da Tuttle Capital. Fonte: X.com

O terceiro com mais ganhos desde que o pedido de ETF foi divulgado é a ADA da Cardano (5%). Litcoin (3,5%), Bonk (2,2%), SOL (2,2%) e DOT (1,9%) completam a lista de ganhadores. Dos dez, o único que está em queda é o MELANIA (0,9%).

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Diego Vieira

Diego Vieira é um profissional destacado no setor de criptomoedas e blockchain, com uma sólida base educacional. Formou-se em Direito, especializou-se em Direito Tributário e cursa atualmente Bacharelado em Letras e Linguística, na Universidade Federal de Sergipe. Profissional versátil, Diego agora se dedica ajudar interessados a compreenderem os meandros do mercado cripto.

Este website usa cookies.