Fundadores da BitMEX se declaram culpados por lavagem de dinheiro e podem ser presos

Os fundadores da BitMEX, Arthur Hayes e Benjamin Delo, se declararam culpados por desrespeitar as disposições anti-lavagem (AML) de dinheiro da Lei de Sigilo Bancário dos Estados Unidos.

Conforme revelou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ), os fundadores da exchange de criptomoedas com sede em Seychelles se declararam culpados por facilitar atos de lavagem de dinheiro.

As autoridades disseram que a plataforma de negociação de derivativos era “de fato uma plataforma de lavagem de dinheiro” devido à sua falha intencional na implementação dos programas AML e KYC (Conheça Seu Cliente).

De acordo com o DOJ, tanto Hayes como Delo confirmaram que a BitMEX tinha AML e KYC fracos justamente para permitir que criminosos usassem a plataforma para lavar dinheiro.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A confissão é a primeira do tipo na história das criptomoedas.

Caso BitMEX

Os dois executivos admitiram “deliberadamente falhar em estabelecer, implementar e manter um programa de combate à lavagem de dinheiro (AML)”.

Então, sob os termos do acordo de confissão, Hayes e Delo concordaram em pagar multa de US$ 10 milhões cada. Eles podem ainda enfrentar um máximo de cinco anos de prisão.

“Arthur Hayes e Benjamin Delo construíram uma empresa projetada para desrespeitar essas obrigações; eles deliberadamente falharam em implementar e manter até mesmo políticas básicas de combate à lavagem de dinheiro. Eles permitiram que a BitMEX operasse como uma plataforma nas sombras dos mercados financeiros. As declarações de culpa de hoje refletem o compromisso contínuo deste Escritório com a investigação e o processo de lavagem de dinheiro no setor de criptomoedas”, disse Damian Williams, o procurador dos EUA para o Distrito Sul de Nova York.

Ainda, o DOJ disse que eles se comunicaram com usuários baseados no Irã, jurisdição sancionada pela OFAC. Eles teriam permitido que iranianos usassem a plataforma mesmo após confirmar sua origem suspeita.

As autoridades também anularam as alegações dos dois executivos de que nenhum americano estava usando a plataforma. Também acrescentaram que Delo alterou falsamente as informações de rastreamento para indicar o país do cliente como diferente dos EUA.

Outro caso

Mas esta não é a primeira acusação que eles enfrentam. Afinal, em outubro de 2020, o DOJ alegou que Hayes, Delo e o co-réu indiciado Sam Reed tentaram desrespeitar os regulamentos de AML dos EUA. Segundo a acusação, eles teriam estabelecido uma loja off-shore permitindo que usuários do país realizassem transações.

Após uma batalha legal de 10 meses, a BitMEX concordou em pagar uma multa de US$ 100 milhões à CFTC.

Após os processos judiciais, Hayes deixou o cargo de CEO da BitMEX. Em seguida, o papel foi assumido por Alexander Höptner.

Leia também: Mais de 10.000 NTFs de graça; veja como ganhar

Leia também: Mercado de criptomoedas vai começar a subir no segundo semestre, afirma analista

Leia também: Analista aponta que Decentraland pode subir 32% com recuperação do mercado

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.