Tecnologia

Fundação Hedera (HBAR) entra na disputa pela compra do TikTok

Siga o CriptoFacil no

Em meio à crescente pressão do governo dos Estados Unidos para que alguém compre o TikTok por questões de segurança nacional, uma nova proposta de aquisição surgiu. Dessa vez, envolvendo a Hbar Foundation, entidade responsável pelo gerenciamento do tesouro da rede de criptomoedas Hedera (HBAR).

A fundação se uniu à Zoop, startup do bilionário Tim Stokely, fundador da plataforma de conteúdo adulto OnlyFans, para apresentar uma oferta pela aquisição do aplicativo de vídeos curtos.

Publicidade
Fundação HBAR faz post enigmático nas redes. Fonte: X.com

Primeiramente, a Zoop e a Hbar Foundation enviaram a proposta à Casa Branca nesta semana. Atualmente, a Casa Branca supervisiona o processo de venda forçada do TikTok, que a chinesa ByteDance controla.

De acordo com RJ Phillips, cofundador da Zoop, o principal objetivo da iniciativa é transformar a estrutura da plataforma. Dessa forma, será possível beneficiar diretamente criadores de conteúdo e usuários.

No entanto, o grupo ainda não divulgou detalhes sobre o valor da oferta ou os investidores envolvidos. Phillips ressaltou que um consórcio de apoiadores está por trás da proposta, o que demonstra o interesse coletivo na aquisição.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Um modelo diferente para o TikTok

Diferentemente do OnlyFans, conhecido por seu conteúdo adulto, a Zoop é uma plataforma mainstream e familiar. Ela destina a maior parte de sua receita aos criadores, recompensando-os pelo engajamento que geram.

“Nossa proposta pelo TikTok não é apenas uma mudança de propriedade, mas sim a criação de um novo paradigma em que tanto os criadores quanto suas comunidades se beneficiam diretamente do valor que eles geram“, afirmou Phillips à Reuters.

A parceria com a Hbar Foundation sugere que a proposta pode incluir integração com criptomoedas. Uma das possíveis utilizações é com a tecnologia blockchain para estabelecer o sistema de pagamento dos criadores. Além disso, o token Hedera poderia facilitar transações e recompensas dentro do TikTok.

Imediatamente após a divulgação da notícias, o preço da criptomoeda HBAR registrou um aumento de cerca de 2%. Contudo, a alta não durou muito, já que o token recuou 4,1% nas últimas 24 horas, segundo o CoinGecko.

Publicidade
Gráfico de preço da criptomoedas HBAR – Fonte: CoinGecko

Disputa pela compra do TikTok

A entrada da Zoop e da Hbar Foundation na disputa ocorre no mesmo dia em que a Amazon também apresentou uma proposta de aquisição, segundo o The New York Times. O TikTok tem até 5 de abril para ser vendido, caso contrário, enfrentará um banimento nos EUA devido a uma lei aprovada em janeiro, que alega riscos à segurança nacional.

O governo dos EUA argumenta que o controle chinês sobre o TikTok poderia permitir que Pequim usasse a plataforma para operações de influência. Já defensores do aplicativo afirmam que a proibição viola a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que garante liberdade de expressão.

O presidente Donald Trump, que supervisiona o processo, já sinalizou que pode estender o prazo se necessário. Enquanto isso, negociações avançam para que investidores não chineses da ByteDance aumentem suas participações e assumam o controle das operações norte-americanas do TikTok.

Publicidade

Com a Casa Branca atuando como uma espécie de “banco de investimentos” do negócio, liderado pelo vice-presidente JD Vance, a venda do TikTok promete ter uma das disputas mais acirradas no mundo da tecnologia este ano.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Diego Vieira

Diego Vieira é um profissional destacado no setor de criptomoedas e blockchain, com uma sólida base educacional. Formou-se em Direito, especializou-se em Direito Tributário e cursa atualmente Bacharelado em Letras e Linguística, na Universidade Federal de Sergipe. Profissional versátil, Diego agora se dedica ajudar interessados a compreenderem os meandros do mercado cripto.