Foto: Freepik / FTX - Montagem: CriptoFacil
A exchange de criptomoedas FTX adiou a data limite para entrega, por parte dos clientes, da solicitação de reembolso dos fundos presos na corretora. O prazo, que terminaria nesta quarta-feira (15), foi estendido para agosto, conforme divulgado pela empresa.
Sunil, um dos maiores credores pessoa física da FTX, também divulgou a informação em seu perfil no X. Na verdade, o comunicado da FTX estipula que o prazo final será entre o final de julho e começo de agosto. No entanto, ainda não há uma data certa, algo que a FTX deve divulgar posteriormente.
Os credores da FTX enxergaram o plano de recuperação da empresa como positivo, pois abarca todos que têm dinheiro a receber. Mas algumas pessoas manifestaram preocupações em torno do processo de distribuição e de potenciais atrasos no recebimento do seu dinheiro.
De acordo com informações compartilhadas por Sunil, os liquidatários oficiais conjuntos da FTX Digital Markets decidiram prorrogar o prazo para apresentação de comprovantes de dívida.
Inicialmente, os credores eram obrigados a apresentar os seus créditos até uma data específica (15 de maio), mas o prazo foi adiado para o final de julho ou início de agosto. Mesmo sem uma data certa, o adiamento beneficia quem não conseguiu entregar.
Esta extensão oferece aos clientes de 10 a 12 semanas adicionais para registrar suas reivindicações dentro do procedimento da FTX. Os clientes da FTX têm a opção de participar do procedimento das Bahamas ou nos Estados Unidos Em junho, a FTX pretende divulgar um documento as implicações da escolha de qualquer um dos procedimentos.
Os clientes terão então de 6 a 8 semanas a partir da divulgação do documento para finalizar sua decisão. Em seguida, deverão acessar os respectivos sites e enviar as provas de que possuem saldo preso na exchange, bem como os valores exatos. Para receber o reembolso, o credor precisa fazer a verificação de identidade (KYC).
A decisão de prorrogar o prazo de apresentação das provas e fornecer um documento de divulgação detalhado visa oferecer clareza e mais tempo aos clientes da FTX. Embora possa haver diferenças processuais entre os processos das Bahamas e dos EUA, prevê-se que as distribuições serão equivalentes e ocorrerão simultaneamente.
Esta abordagem destina-se a agilizar o processo de reclamações e garantir justiça na distribuição de ativos. Conforme noticiou o CriptoFácil, a maior parte dos clientes da FTX receberá até 118% do que tem direito na plataforma.
O valor adicional serve para compensar a valorização das criptomoedas ocorrida desde novembro de 2022, quando a exchange entrou em recuperação judicial.