Categorias Notícias

Fórum Econômico mundial recomenda uso da blockchain para recuperar economia global pós-pandemia

Siga o CriptoFacil no

O Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) publicou um relatório analisando como a implantação de soluções baseadas em blockchain pode abordar as ineficiências e falhas da cadeia de suprimentos expostas pela pandemia do COVID-19.

Juntamente com o relatório, o WEF lançou um kit de ferramentas de implantação de blockchain destinado a ajudar governos e empresas a adaptar suas cadeias de suprimentos ao clima econômico atual e a “acelerar uma recuperação econômica pós-pandemia de Covid-19”.

Publicidade

DLT para recuperar economia

Publicado na terça-feira, 28 de abril, o relatório afirma que a resiliência das cadeias de suprimentos públicas e privadas foi testada durante a pandemia. O documento cita as cadeias de suprimentos de produtos farmacêuticos, suprimentos médicos e alimentos como os setores mais atingidos.

O relatório argumenta que a eficiência das cadeias de suprimentos depende da transparência, e por isso defende a adoção da tecnologia de contabilidade distribuída (DLT, na sigla em inglês) para criar uma “verdade compartilhada” entre as partes interessadas da cadeia de suprimentos.

WEF lança kit de ferramentas blockchain

Para ajudar líderes empresariais e governamentais na implantação de soluções baseadas em blockchain, o WEF também lançou seu “Redesigning Trust: Blockchain Deployment Toolkit” – que visa permitir que “líderes maximizem os benefícios e minimizem os riscos” associados ao uso de DLTs.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O kit foi desenvolvido por mais de um ano e contou com contribuições de mais de 100 entidades públicas e privadas em 50 países, incluindo as empresas Deloitte e Maersk, o Banco Mundial e o Programa Mundial de Alimentos (WFP).

“O kit de ferramentas de implantação de blockchain é essencial para projetar soluções que funcionem para uma infinidade de atores, incluindo players menores que podem não ter acesso aos recursos necessários para desbloquear o valor da tecnologia blockchain”, disse Nadia Hewett, projeto de blockchain e moeda digital do WEF EUA.

O kit de ferramentas DLT foi testado em vários contextos, incluindo Saudi Aramco, Hitachi e inúmeras pequenas e médias empresas.

Conforme relatado pelo CriptoFácil no início de abril, o chefe de comércio digital do WEF, Ziyang Fan, foi co-autor de um texto que defendia o uso da tecnologia blockchain para solucionar fragilidades nas cadeias de suprimento globais.

Publicidade

Leia também: Especialista defende importância da blockchain na luta contra o coronavírus

Leia também: H&M está usando blockchain no rastreamento de roupas

Leia também: Coronavírus aumenta busca por moedas digitais de bancos centrais, diz funcionário do BIS

Publicidade
Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.