O Firefox Quantum, a versão mais recente do navegador da Firefox, lançou uma nova opção de privacidade que protege contra a mineração indesejável de criptoativos, de acordo com o relatório publicado em seu blog nesta semana.
Essa não é a primeira vez que a Mozilla, empresa detentora da Firefox, fala sobre criptoativos, em abril deste ano, a Mozilla Firefox lançou uma proteção contra malwares de mineração de criptomoedas. De acordo com o site de notícias Cointelegraph, isso só foi possível devido a parceria com a empresa Disconnect – empresa de privacidade online – com o intuito de criar um bloqueador para mineração de criptoativos no navegador.
De acordo com o relatório, o recurso de privacidade será baseado em abordagens de anti-rastreamento que já foram compartilhadas em agosto do ano passado. Essas abordagens serão utilizadas com o intuito de atender à crescente demanda dos consumidores por recursos e serviços que respeitam a privacidade on-line.
Uma das três áreas comentadas no artigo foi a atenuação de praticas prejudiciais, tal como a impressão digital, o qual cria uma impressão digital que rastreia o usuário pela Web e mineração de criptoativos que usa o poder da CPU do computador para minerar criptomoedas para o benefício de outra pessoa. Com isso, a atualização possibilitará proteção a essas práticas.
Para ativar o recurso, vá no seu navegador e clique no pequeno ícone “i” na barra de endereço e depois em Bloqueio de Conteúdo, clique na engrenagem Personalizada no lado direito. A outra opção é ir até suas preferências. Clique em Privacidade e Segurança no lado esquerdo, a partir daí, os usuários verão o Bloqueio de Conteúdo listado na parte superior. Selecione Personalizado e marque “Cryptominers” e “Fingerprinters” para que ambos sejam bloqueados.
Leia também: Bitmain divulga redução de 88% em seu poder de mineração