Flow Podcast é um podcast apresentado pelos youtubers Monark e Igor 3k, cuja proposta é conversar com convidados das mais diversas áreas durante cerca de duas horas. Na edição do programa da última quinta-feira, exibida no dia 05 de março, o convidado foi ninguém menos que Fernando Ulrich.
Como não podia faltar quando se trata de Ulrich, o Bitcoin foi amplamente abordado. Ele explica o que é o Bitcoin, como funciona a mineração e o quão seguro é o maior criptoativo do mundo em valor de mercado.
Quando Monark pergunta se Ulrich trabalha com Bitcoin, o economista afirma que voltou a ser um hobby para ele. Ulrich então começa a detalhar:
“Bitcoin é uma das coisas mais fantásticas que já aconteceram nos últimos anos, eu repito isso desde que comecei a estudar sobre o assunto, em 2013. […] Quando caiu a ficha, eu caí da cadeira.”
Igor 3k afirma então que entende Bitcoin como uma forma de esconder dinheiro do governo, em sua visão de leigo. Ele menciona ainda a inflexibilidade do governo para permitir meios de pagamentos eletrônicos atualmente, apesar do anúncio do PIX – sistema de pagamentos eletrônicos do Banco Central que será lançado em novembro deste ano. Ele conclui então perguntando se há alguma legislação regendo o BTC.
Ulrich explica:
“O Bitcoin não está à margem da lei. O que muitas vezes não há é uma legislação específica para as empresas que trabalham com BTC, ou para o setor de tecnologia Bitcoin ou blockchain.”
Ele fala ainda das soluções de pagamento em BTC e afirma não utilizar, pois atualmente não são rápidas o bastante, sendo mais cômodo usar o cartão.
Ulrich então é questionado sobre a mineração de Bitcoin. De forma muito sucinta, ele explica sobre o básico do processo de mineração e o que é o halving – sem mencionar o termo. Quando Igor questiona Ulrich sobre a possibilidade de minerar, o economista responde:
“Ah, hoje já era.”
Ele então se aprofunda e começa a explicar como funciona o algoritmo de prova de trabalho, por meio do qual um minerador precisa provar para o restante da rede que validou transações de BTC.
“A prova de trabalho é um problema computacionalmente custoso, ele é artificialmente custoso, ele é feito para ser custoso.”
Ulrich compara a resolução das equações a um jogo de Sudoku, quando quadrados precisam ser preenchidos por números. Ulrich aborda ainda questões como o ajuste de dificuldade feito pelo protocolo do Bitcoin e o quão segura é a rede blockchain por trás do criptoativo.
É possível conferir a participação do economista no podcast no vídeo abaixo:
Leia também: A história do Bitcoin parte 25: O ataque que derrubou o preço do Bitcoin