Economia

Fed deve cortar os juros mais cedo do que o esperado, diz Mike Novogratz

Siga o CriptoFacil no

A crise bancária nos Estados Unidos deve fazer o banco central (Fed) reduzir os juros mais cedo do que o esperado. Esta é a opinião de Mike Novogratz, apoiador do Bitcoin (BTC) e CEO da Galaxy Digital, sobre a crise mais recente do mercado.

Durante uma entrevista realizada na terça-feira (14), Novogratz disse que pode haver uma crise de crédito nos EUA. Ou seja, o mercado deve ficar sem liquidez para arcar com novas operações de crédito e manter aquelas existentes.

Publicidade

A última vez que isso aconteceu foi durante a crise de 2008, e o Fed reduziu os juros a quase 0% para tentar conter os efeitos. Levando em conta o histórico, Novogratz acredita que o Fed cortará as taxas em breve.

Além disso, as taxas de juros futuros dos EUA voltaram a cair, algo que não acontecia desde o ciclo de alta iniciado pelo Fed no ano passado. Quedas nos juros futuros sinalizam expectativas de cortes nas taxas básicas.

Entre a cruz e a espada

No entanto, cabe frisar que o momento atual é diferente do que aconteceu na crise de 2008. Ao contrário daquela situação, os EUA não vivenciavam problemas com a inflação, que estava na faixa de 2% – hoje está em 6%.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Portanto, o Fed terá uma decisão difícil a cumprir. Se não reduzir os juros, poderá desencadear ou aprofundar uma crise financeira. Mas se o Fed cortar os juros, pode fazer a inflação voltar a subir.

Sobre este dilema, Novogratz também disse que o cenário atual enfatiza a razão pela qual o BTC e as criptomoedas foram criados. O preço do BTC sofreu uma correção nesta quarta-feira (15), mas acumula alta de 9,72% nos últimos sete dias.

A CEO da Ark Invest, Cathie Wood, disse que a crise dos bancos Silvergate, Signature e Silicon Valley Bank (SVB) não tiveram nenhum impacto no Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas. Além disso, a Ark Invest continua acumulando ações da Coinbase mesmo durante o receio de mais quedas.

Publicidade

Objetivo do Bitcoin

Novogratz disse que a ameaça de uma crise de crédito na economia pode forçar o Fed dos EUA a interromper os aumentos das taxas. Ele até disse que o presidente do Fed, Jerome Powell, poderia cortar as taxas de juros mais cedo do que o mercado espera, começando ainda este ano.

Recentemente, o CEO da Galaxy Digital disse que o preço do BTC pode não atingir a marca de US$ 30.000 tão cedo, no contexto do colapso do FTX em novembro. No entanto, após a crise, Novogratz reviu parte dessa postura, dizendo que é a hora de estar comprado.

“Se já houve um tempo para estar no Bitcoin e na criptografia, esse é o tempo. Foi para esses momentos que o BTC foi criado”, disse.

Publicidade

Os investidores estão se preparando para a próxima decisão de aumento da taxa na próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC). O órgão, que define a taxa básica de juros nos EUA, se reunirá na próxima semana, entre os dias 21 e 22 de março.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

Este website usa cookies.