Categorias Notícias

FAPES seleciona projetos focados em tecnologias como blockchain e Internet das Coisas

Siga o CriptoFacil no

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) lançou na última sexta-feira, 22 de novembro, o EDITAL FAPES – Projetos Demandantes de tecnologias habilitadores. O objetivo é fomentar o desenvolvimento e adequação dos Sistemas de Gestão Integrada (Enterprise Resource Planning – ERP) de empresas capixabas, voltadas ao segmento industrial que tenham como foco a utilização de tecnologias habilitadoras como blockchain, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), big data, etc. 

Cada proposta selecionada poderá ser contemplada com até R$100 mil para desenvolver soluções relacionadas à automação e à indústria 4.0. Em contrapartida, o proponente deverá realizar um aporte de 10%. 

Publicidade

De acordo com as informações do edital, os representantes das empresas interessados em participar do processo de seleção deverão submeter suas propostas no Sistema de Gestão da Fapes (SigFapes) até o dia 17 de janeiro de 2020.

Capacitação e contratação

A chamada pública selecionará até 20 empresas que passarão por um processo de capacitação com duração de sete meses (de abril a outubro de 2020), no Núcleo de Transformação Digital (Cidig), em Cariacica (ES). Em seguida, a FAPES fará o aporte financeiro, de acordo com o modelo de subvenção econômica, para as empresas com melhores desempenhos segundo os critérios de avaliação que constam no edital. 

As empresas com projetos subvencionados serão contratadas a partir do início de dezembro de 2020 e o contrato terá duração de 12 meses não prorrogáveis.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Critérios para seleção

A análise de mérito dos projetos para a atividade de capacitação, considerará critérios como: grau de inovação e risco tecnológico (peso 4); estágio de maturidade do ERP atual (peso 3); importância do projeto para o segmento (peso 3); parcerias Institucionais e com empresas da área estratégica do projeto (peso 3); entre outros.

Leia também: Rio de Janeiro terá o maior centro de inovação da América Latina

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.