O executivo de um think tank especializado em economia da China disse que o Banco Central do país será o primeiro a lançar uma criptomoeda com sucesso, informou a Cointelegraph nesta segunda-feira, 27 de outubro.
De acordo com a matéria, Huang Qifan, vice-presidente do Centro de Intercâmbio Econômico Internacional da China (CCIEE), acredita que o PBoC (Banco Popular da China) vencerá a corrida pela criação da primeira moeda digital emitida por um banco central (CBDC, na sigla em inglês).
Os comentários de Qifan foram apresentados na Cúpula Financeira do Inaugural Bund de 2019, evento realizado em Xangai, na China. Segundo o relatório, Qifan estava insatisfeito com a atual dependência dos sistemas de pagamentos chineses para com a Swift e a Chips, ambos controlados pelos Estados Unidos. Atualmente, a maior parte do intercâmbio transfronteiriço da moeda chinesa, o renminbi, depende desses sistemas.
Suas queixas foram justificadas por sanções econômicas aplicadas pelos EUA que utilizam as plataformas – que servem como ferramenta de controle político e financeiro – e as limitações técnicas dos sistemas.
“A Swift é um sistema de pagamento desatualizado, ineficiente e caro. Desde o estabelecimento da Swift, há 46 anos, a tecnologia foi atualizada lentamente e a eficiência foi relativamente baixa”, afirmou Qifan.
Na ocasião, Qifan também citou o suposto nome da criptomoeda estatal da China, conforme reportado anteriormente pelo CriptoFácil, “DCEP”, que significa pagamento eletrônico em moeda digital em tradução livre.
O PBoC anunciou pela primeira vez que sua moeda digital estava pronta em agosto. No entanto, o Banco Central disse em setembro que o país ainda não tem uma data de lançamento específica. Segundo a agência de notícias Global Times, o PBoC ainda precisa de tempo para pesquisar, testar, avaliar e prevenir riscos.
O Comitê Permanente do 13º Congresso Nacional do Povo da China aprovou recentemente uma nova lei que regulamenta o uso de uma criptomoeda comercial, conforme relatado pelo CriptoFácil – a lei entrará em vigor em 1º de janeiro de 2020. Há rumores de que a nova lei também faz parte dos preparativos para o lançamento da criptomoeda.
Leia também: Banco Central da China nega rumores de que criptomoeda estatal será lançada em novembro