Mercado

Ethereum ultrapassa 500 mil validadores na rede e rentabilidade de staking cai

Siga o CriptoFacil no

A Ethereum atingiu a marca de 500.000 validadores registrados em sua rede, o que significa que existem mais de 16 milhões de ETH depositados em staking.

Essa conquista foi alcançada pouco mais de dois anos após o lançamento da Beacon Chain, a blockchain Ethereum 2.0. A implementação dessa blockchain em dezembro de 2020 foi o ponto de partida para que os validadores pudessem se registrar na rede.

Publicidade

A Beacon Chain, substituiu os mineradores por validadores, cuja tarefa é confirmar transações.

De acordo com os gráficos de crescimento do registro de validadores da Dune Research, houve um pequeno aumento nos números registrados a partir de 15 de setembro de 2022, data do The Merge. Entretanto, entre os meses de março e junho de 2022, o impulso foi consideravelmente maior.

Staking no Ethereum

Para possuir um nó validador Ethereum, é necessário depositar 32 ETH em um contrato de rede especial. No entanto, existem opções mais baratas, conhecidas como staking pools, com depósitos de até US$ 1, que delegam a administração e posse do nó a terceiros. Exchanges como Binance e OKX oferecem este tipo de serviço.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Apesar do crescimento no número de validadores, isso se traduziu em uma redução da sua rentabilidade, já que, conforme estabelecido pelo próprio protocolo Ethereum, quanto maior a quantidade de ETH em jogo, menor a rentabilidade. Atualmente, cerca de 12,5% de todo o ETH é depositado em staking.

Até então, os retornos anuais estavam em torno de 5,72% ao ano e o staking em torno de 10 milhões de ETH. Quando o Stalingrado atingiu 15 milhões, eles foram reduzidos para cerca de 4,2% ao ano. Ainda assim, o número de validadores registrados não tem diminuído. Além disso, as retiradas do sistema de staking estão bloqueadas desde o lançamento da Beacon Chain.

No entanto, como mostrou o CriptoFácil, os desenvolvedores já estão trabalhando na habilitação de saques. Março é o mês previsto para que esses saques sejam possíveis com a ativação da atualização que vem sendo chamada de Shangai.

Publicidade
Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

Este website usa cookies.