Tecnologia

Ethereum lança novo testnet ja preparando atualização Pectra

Siga o CriptoFacil no

A Ethereum acaba de lançar o testnet Mekong, uma rede temporária criada especialmente para testar a aguardada atualização Pectra. Essa iniciativa marca um passo crucial na preparação do ecossistema Ethereum para o lançamento final da Pectra no mainnet, previsto para o primeiro semestre de 2025.

Com o Mekong, os desenvolvedores buscam avaliar e refinar mudanças específicas que visam melhorar a experiência dos usuários e otimizar a eficiência da rede.

Publicidade

Com o lançamento do Mekong, a equipe da Ethereum pretende testar as novas funcionalidades da Pectra antes de implementá-las em outros testnets públicos e, por fim, no mainnet.

Essa rede de testes temporária permite que desenvolvedores avaliem o impacto das atualizações propostas sem riscos à rede principal. De acordo com o blog dos desenvolvedores, o testnet Mekong já inclui todas as funcionalidades previstas para a atualização Pectra, sendo considerado um ambiente “completo em recursos” para a fase de testes.

Inicialmente, a Pectra incluiria cerca de 20 Ethereum Improvement Proposals (EIPs), mas o número foi reduzido para oito. As mudanças principais focam em aprimorar a usabilidade das carteiras de criptomoedas, introduzir abstrações de contas e aumentar o limite de stake dos validadores de 32 para 2.048 ETH, entre outras melhorias.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Essas atualizações visam tornar a Ethereum mais acessível e eficiente para usuários e desenvolvedores, elevando a experiência geral na rede.

Ethereum

O testnet Mekong oferece um “playground” para desenvolvedores de carteiras e validadores testarem as novas funcionalidades e se adaptarem às mudanças propostas.

O aumento do limite de stake para validadores, por exemplo, permitirá maior participação e, consequentemente, mais segurança na rede Ethereum. A abstração de contas também é um destaque da Pectra, facilitando a criação de carteiras com interfaces mais intuitivas e promovendo uma experiência aprimorada para os usuários finais.

Publicidade

Após os testes iniciais no Mekong, as funcionalidades bem-sucedidas serão implementadas em testnets públicos como o Sepolia, antes de serem lançadas definitivamente no mainnet.

A previsão é que o lançamento oficial da Pectra no Ethereum mainnet aconteça no primeiro semestre de 2025. Com o testnet Mekong, os desenvolvedores ganham a oportunidade de identificar ajustes necessários e garantir que a atualização Pectra atenda aos objetivos de segurança, eficiência e usabilidade.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.