Economia

ETFs de Doge, XRP e Solana devem ser aprovados rapidamente na SEC, diz analista

Siga o CriptoFacil no

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) pode acelerar a aprovação de ETFs para criptomoedas como Solana, XRP e Dogecoin (DOGE), segundo o analista Matt Mena, estrategista de pesquisas cripto da 21Shares.

De acordo com Mena, criação de uma força-tarefa liderada pela comissária Hester Peirce pode transformar o panorama regulatório dos fundos negociados em bolsa (ETFs) de criptomoedas.

Publicidade

A nova equipe da SEC promete avanços na regulamentação dos ETFs, removendo barreiras que travam a aprovação desses produtos. Peirce, conhecida por ser favorável à inovação e ao crescimento do mercado cripto, busca estabelecer regras mais claras e acessíveis para emissores de ETFs.

Mena destacou que essa iniciativa pode solucionar preocupações da SEC, como segurança da custódia, proteção dos investidores e integridade do mercado.

“Ao promover divulgação estruturada de informações, caminhos de registro práticos e maior engajamento entre reguladores e indústria, essa força-tarefa pode viabilizar um processo de aprovação mais transparente”.

ETFs de Solana em breve

A nova abordagem pode trazer benefícios para investidores institucionais e de varejo, que ainda enfrentam dificuldades para acessar ativos digitais de forma regulamentada.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A expectativa é que, assim como ocorreu com os ETFs de Bitcoin, a aprovação de novos produtos impulsione a adoção de criptomoedas e a descoberta de preços.

Entre as propostas da força-tarefa está a clarificação da classificação de ativos como SOL e XRP, para determinar se são valores mobiliários ou commodities.

A equipe também pretende criar acordos padronizados de supervisão para mitigar riscos de manipulação e definir critérios de elegibilidade para ETFs.

Publicidade

Conforme destacou Mena, se bem-sucedida, essa nova iniciativa pode integrar os ativos digitais ao mercado financeiro tradicional, trazendo mais capital para o setor e incentivando a inovação financeira nos EUA.

Além disso, Mena argumentou que outros ETFs cripto podem obter aprovação como os pedidos de outros produtos com exposição a uma cesta de criptomoedas.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

Este website usa cookies.