Um engenheiro mecânico e entusiasta do Bitcoin projetou uma máquina para pagar pelas recargas elétricas de um Tesla com a Lightning Network (LN). A ideia reúne o conceito de uso responsável de energia e a possibilidade de fazer micropagamentos quase instantaneamente com criptomoedas.
Em sua página oficial, o engenheiro Andy Schroder descreve sua invenção como “módulos de pagamento que permitem o carregamento de carros elétricos, fazendo micropagamentos de máquina para máquina em tempo real, via Lightning Network”.
A Lightning Network é considerada uma das principais redes que podem resolver os problemas de escalabilidade do Bitcoin. Assim, o pagamento com a criptomoeda é executado do carro para a unidade de carregamento elétrico na parede.
Schroder explica em um vídeo de demonstração que o aplicativo é usado para recarregar um Tesla modelo 3 com a Lightning Network.
Através de uma interface gráfica do usuário (GUI) é exibido um painel de dados. Nele, o custo da recarga e a quantidade de eletricidade transferida são exibidos em tempo real.
O protótipo está configurado para fazer micropagamentos com uma taxa de câmbio especificada de 1 Satoshi para cada watt-hora (Wh) comprado. Isso permite a visualização da despesa específica e do tempo usado.
Depois que as despesas com Satoshis especificadas para uma recarga são consumidas, o protótipo interrompe o fornecimento. Também é possível visualizar a taxa de transferência em amperes e a carga elétrica máxima disponível ou necessária, bem como a linha de tensão usada.
Contudo, esse não é o primeiro projeto de Schroder que une Bitcoin e abastecimento de veículos. Há cerca de cinco anos o desenvolvedor anunciou a criação de um dispositivo que permitia comprar combustível com Bitcoins. A conexão era feita por bluetooth.
Chamado de Bitcoin Fluid Dispenser, o projeto não foi lançado, em razão da falta de investidores.
Leia também: Golpistas roubam Bitcoin no YouTube usando imagem de Elon Musk
Leia também: Gênio da matemática é novo candidato a ser Satoshi Nakamoto
Leia também: Lockdown faz volume de negociações de Bitcoin disparar na Rússia