Categorias Notícias

Endereços de criptomoedas associados a traficantes chineses são listados nos EUA

Siga o CriptoFacil no

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA (OFAC) aplicou sanções contra três cidadãos chineses e seus endereços de criptomoedas, sob acusação de violarem as leis de lavagem de dinheiro e contrabando de drogas. A informação foi divulgada pela Coindesk nesta semana.

Segundo a matéria, o OFAC classificou Xiaobing Yan, Fujing Zheng e Guanghua Zheng como narcotraficantes sob a Lei de Designação de Narcóticos Estrangeiros. Com isso, quaisquer ativos e propriedades que eles possuem dentro dos EUA foram congelados. O órgão também coletou e-mails, números de cidadãos (espécie de CPF) e informações de passaporte dos três.

Publicidade

A agência também listou vários endereços de Bitcoin, bem como um endereço de Litecoin, que a agência alega pertencer aos cidadãos chineses. Esses dados também foram colocados na lista.

De acordo com um comunicado de imprensa, Fujing Zheng é um “importante traficante internacional de drogas” que recebeu apoio de Guanghua Zheng. Já Yan também foi designado “como um importante traficante de drogas”, mas sem ligação com os outros dois

Além de nomear os três indivíduos, o OFAC listou a empresa chinesa Qinsheng Pharmaceutical Technology Co. Ltd. e a organização de Tráfico de drogas liderada por Zheng.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A ação do OFAC foi coordenada com a Rede de Execução de Crimes Financeiros (FinCEN) e com agências de aplicação da lei locais, disse o subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira Sigal Mandelkar em um comunicado.

O grupo coordenou especificamente as operações em conjunto com o Procurador dos EUA para o Distrito Norte de Ohio, a Procuradoria dos EUA para o Distrito Sul do Mississippi, a Divisão Criminal do Departamento de Justiça, os departamentos de Cleveland da Drug Enforcement Administration (DEA) e Gulfport e o Departamento Especial da DEA. Divisão de Operações a liberação declarada.

“Os chefões chineses que o OFAC designou hoje dirigem uma operação internacional de tráfico de drogas que fabrica e vende narcóticos letais, contribuindo diretamente para a crise de dependência de opiáceos, overdoses e morte nos Estados Unidos”, disse Mandelkar, acrescentando:

Publicidade

“[Fujing] Zheng e Yan enviaram centenas de pacotes de opiáceos sintéticos para os EUA, tendo como alvo clientes por meio de publicidade e vendas on-line, e usando transportadoras de correio comerciais para contrabandear suas drogas para os Estados Unidos.”

Confira abaixo a lista com os endereços de criptomoedas supostamente associados a cada um dos acusados:

Xiaobing Yan

Fujing Zheng

Publicidade

Guanghua Zheng

Leia também: Banco central da China anuncia criptomoeda própria em resposta à Libra do Facebook

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.