Estas empresas são a favor de Segregated Witnes (SegWit) através de um Softfork ativado por usuários (UASF), até o momento nenhuma empresa se opôs a esta proposta.
Ultimamente temos visto muita conversa sobre a possibilidade de usuários realizar um Fork (UASF) a fim de implementar SegWit sem a necessidade de consenso dos mineradores. Abaixo você pode conferir uma lista com as principais empresas que apoiam UASF:
Até o momento nenhuma empresa se opôs a UASF, embora a maioria das empresas já tenha conhecimento sobre o assunto. BitPay, por exemplo não está incluída na lista acima, mas eles já anunciaram seu apoio à UASF. Durante um evento sobre Bitcoin o CEO Stephen Par declarou o seguinte:
“Eu realmente gosto da ideia de um soft fork ser ativado pelo usuário seguido por uma ativação dos mineradores.”
É provável que a maioria das empresas que suportam o fork para SegWit estão prontos e terá a mesma postura em relação ao UASF, uma vez que parece ser o único método plausível de ativar SegWit na rede.
O User Activated Soft Fork (UASF) é um fork que não requer aprovação dos mineradores, porém conta com os Full Nodes (usuários) para ativar o fork. Isso é feito pela liberação de uma nova versão de um cliente Bitcoin, neste caso, Core. O cliente dá um limite de um bloco no qual a atualização se tornará ativa.
Uma vez que atingir o bloco limite estabelecido, os Full Nodes que já realizaram atualização para o novo cliente vai parar de aceitar blocos que não suportam SegWit. Dado que SegWit é um fork suave, os Full Nodes que não atualizar para a nova versão do cliente Bitcoin Core (com UASF) contará ainda blocos SegWit como válido.
Este método faz SegWit muito mais provável a ser ativado, sendo que atualmente mais de 83% (5774) de todos os Nodes de Bitcoin estão executando o cliente Bitcoin Core, conforme a imagem abaixo:
Se todos estes Full Nodes atualizarem para o novo cliente UASF, os mineradores não terá outra escolha se não começar a minerar blocos que suportam SegWit, sendo que este vai ser aceito por todos os Nodes ao invés de apenas os que não tenham atualizado para o novo cliente de Bitcoin Core.
Embora o UASF possa ser uma estratégia mais eficaz, ele vem com alguns riscos para a comunidade. Por exemplo, se a maioria dos mineradores não começar a extrair blocos SegWit após ativação de UASF, ocorrerá uma divisão da Blockchain.
Diferentes Nodes verá diferentes blockchains, de acordo com o cliente que eles estão executando. Os Full Nodes que não tenham atualizado para o mais novo cliente de Bitcoin Core irá ver a blockchain sem SegWit e os Nodes atualizados verá o blockchain que suporta SegWit.
Outro problema com o UASF é que certos membros da comunidade poderia começar a criar Full Nodes em servidores de hospedagem a fim de apoiar UASF ou oferecer resistência a ele. Até certo ponto, isso traz de volta a questão da centralização, que é o principal argumento dos desenvolvedores de Bitcoin Unlimited contra a proposta colocada pela equipe de Devs de Bitcoin Core.
Em fim, é um assunto que requer bastante atenção de ambos os lados, tanto das empresas que dispõem de Full Nodes e o consenso com os mineradores.
Será que o Softfork (UASF) será a solução de uma vez por todas para escalabilidade do Bitcoin? Comente abaixo.