Foto: Inteligência Artificial
Depois do ChatGPT da OpenAI, e do Bard do Google, está chegando ao mercado um novo chatbot baseado em Inteligência Artificial (IA). Trata-se do Grok, chatbot criado pela startup de IA do bilionário Elon Musk, xAI.
De acordo com o anúncio de Musk no X (antigo Twitter), o Grok tem o intuito de ser um assistente de pesquisa que não só vai responder a “quase tudo”, incluindo “perguntas picantes”, como também vai sugerir quais perguntas fazer.
“Ele [o Grok] também responderá a perguntas picantes que são rejeitadas pela maioria dos outros sistemas de IA”, disseram Musk e xAI. “Grok foi projetado para responder perguntas com um pouco de inteligência e tem uma veia rebelde. Então, por favor, não o use se você odeia humor!”
Além disso, a equipe da xAI informou que o chatbot vai trabalhará para desenvolver salvaguardas confiáveis a fim de evitar “formas catastróficas de uso malicioso”.
Grok também afirma ter algumas vantagens sobre outros chatbots. Isso inclui, por exemplo, conhecimento do mundo em tempo real e a coleta de feedback para garantir que esteja em construção uma ferramenta que beneficie ao máximo toda a humanidade.
“Acreditamos que a IA tem um imenso potencial para contribuir com um valor científico e econômico significativo para a sociedade. Por isso, trabalharemos no sentido de desenvolver salvaguardas fiáveis contra formas catastróficas de utilização maliciosa.”
A startup disse ainda que o Grok-1, o modelo por trás do Grok, superou o ChatGPT 3.5 quando testado em matemática, codificação e vários outros parâmetros acadêmicos:
“Ele só é superado por modelos que foram treinados com uma quantidade significativamente maior de dados de treinamento e recursos computacionais como o GPT-4.”
Por fim, a empresa informou que o chatbot só teve um período de treinamento de dois meses e ainda é um produto beta muito inicial. Portanto, ainda pode gerar informações falsas ou contraditórias.
O protótipo Grok está atualmente disponível apenas para um número limitado de usuários nos EUA, mas estará acessível por US$ 16 no X Premium Plus.
Este website usa cookies.