Foto: Depositphotos
O Escritório Nacional de Bitcoin de El Salvador (ONBTC) avançou para tornar os investimentos em Bitcoin (BTC) do país acessíveis a todos. O objetivo da medida é dar mais transparência aos investimentos do país.
O órgão anunciou o lançamento de um espaço dedicado no site mempool.space a fim de mostrar os dados em tempo real sobre os investimentos em BTC feitos pelo governo de Nayib Bukele.
O ONBTC compartilhou o link para o novo site, localizado no mesmo navegador onde se pode rastrear as transações pendentes e não confirmadas na blockchain da rede.
Com o apoio da equipe oficial do Mempool, a equipe concedeu uma instância customizada do projeto Mempool Open Source ao ONBTC de El Salvador. Com isso, as informações agora são visíveis.
Agora, qualquer pessoa pode visualizar os investimentos que o Governo de El Salvador fez no Bitcoin e os acervos de BTC que compõem o Tesouro do país. Os dados mostram que El Salvador já adquiriu, até hoje, 5.750 BTC, avaliados em quase US$ 360 milhões. Recentemente, há cerca de 14 horas, o governo fez uma compra de 1 BTC pelo valor de US$ 61.218.
Esse movimento é parte dos esforços do governo salvadorenho para aumentar a transparência em relação à adoção do BTC. O governo de Bukele enfrentou críticas, tanto a nível nacional quanto internacional, sobre seus investimentos em BTC nos últimos dois anos.
No entanto, a revelação do endereço da carteira do governo e agora a disponibilização das compras no mempool.space são vistas como medidas para melhorar a transparência.
As compras de Bitcoins pelo governo Bukele começaram no final de 2021, logo após a declaração do BTC como moeda oficial. Apesar das críticas e das perdas não realizadas registradas durante o inverno das criptomoedas, El Salvador registrou lucros nos últimos meses, ultrapassando os 45%. É possível acompanhar o desempenho dos investimentos ao vivo no mempool.space.