Foto: Unsplash
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, publicou um vídeo em sua conta no Twitter revelando alguns detalhes de seu projeto de mineração de Bitcoin com o uso de energia geotérmica gerada pelos vulcões do país.
Mais precisamente, o vídeo mostra a instalação de um contêiner com dezenas de equipamentos ASIC no campo geotérmico de Berlín, no departamento salvadorenho de Usulután.
Na mensagem, divulgada junto com o vídeo, o chefe de Estado se limitou a dizer “primeiros passos”.
Como se pode observar, o vídeo mostra inicialmente uma vista aérea de uma instalação de energia geotérmica. Em seguida, corta para as filmagens de caminhões de carga antes que as plataformas de mineração finalmente apareçam.
A mineração de Bitcoin por meio da energia gerada pelos vulcões salvadorenhos foi citada publicamente por Bukele pela primeira vez em junho deste ano.
Como se sabe, a mineração de criptomoedas é uma atividade que demanda muita energia e os vulcões salvadorenhos podem ser um importante aliado nisso.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais (MARN), há em El Salvador 170 vulcões. Destes, 14 estão ativos, sendo que 6 são monitorados constantemente devido ao risco de erupções.
Até mesmo o Bank of America destacou recentemente que a energia geotérmica dos vulcões pode favorecer a atividade.
A energia geotérmica é uma das fontes de energia mais usadas do país. Atualmente, 23% do total da eletricidade consumida no mercado doméstico salvadorenho tem como fonte a energia geotérmica.
Atualmente, a nação centro-americana possui dois campos que exploram esse tipo de energia. Um deles é o de Berlín, mostrado no vídeo, e o outro é o da usina geotérmica de Ahuachapán, no oeste do país.
O campo geotérmico de Berlín tem uma capacidade energética máxima de cerca de 109 MW. Já a capacidade do campo da usina é de 95 MW.
De acordo com o portal CriptoNotícias, uma fonte anônima disse que as equipes já estariam minerando Bitcoins.
Leia também: Town Star ganhará a primeira versão do jogo na próxima semana
Leia também: Facebook anuncia fundo de US$ 50 milhões para ações focadas no metaverso
Leia também: Bitcoin volta a subir 3%, mas estabilidade das criptomoedas ainda é incerto