Categorias Notícias

Edward Snowden segue otimista sobre as criptomoedas e diz que o “dinheiro da blockchain” faz sentido

Siga o CriptoFacil no

Em 2013, para o desgosto do governo dos EUA, Edward Snowden quebrou as leis de sigilo dos EUA de forma dramática, revelando montes metafóricos dos documentos confidenciais da NSA para o público em geral. Conforme explicado em várias entrevistas de seu refúgio russo, Snowden acreditava que as pessoas do mundo não deveriam ser supervisionadas incessantemente, achando lógico quebrar o gelo nas iniciativas mais engaioladas da NSA. Portanto, não é surpresa que Snowden seja fã das tecnologias blockchain e das criptomoedas.

Conforme publicado pela News BTC, como tal, Snowden firmou-se como alguém que é próximo e querido para os corações dos não-tradicionalistas, anarcocapitalistas e libertários em todo o mundo, a maioria dos quais são defensores da blockchain e dos criptoativos descentralizados.

Publicidade

Desde que Snowden fugiu para a Rússia em busca de asilo, o denunciante de renome mundial apareceu em várias entrevistas e palestras em todo o mundo. Tendo em mente que suas visões do mundo estão em linha com os ideais do Bitcoin, muitos perguntaram ao ex-contratado da NSA sobre seus pensamentos sobre as tecnologias blockchain como um todo. E enquanto ele explicou brevemente suas conjecturas sobre o assunto, através de uma transcrição delineando uma conversa franca e centrada na blockchain entre Edward Snowden e seu advogado, parece que ele sabe mais do que pode deixar transparecer.

Ben Wizner, advogado pessoal de Snowden, perguntou com vergonha à figura polêmica sobre blockchain, nada que ele não saiba falar sobre. Em uma conversa prolongada, Snowden explicou o básico de uma blockchain, conferindo o que torna essa nova estrutura de dados importante.

Snowden, comparando blockchains a uma “nova forma de banco de dados”, deu a Wizner uma única palavra para exemplificar a questão que blockchains resolvem – confiança.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Antes da Grande Recessão de 2008, os consumidores jogavam cegamente capital em bancos centralizados, presumivelmente devido ao fato de confiarem nessas instituições. Mas, quando o acidente começou, tornou-se possível o fato de confiar em entidades centralizadas com dados e dinheiro um negócio arriscado. E, portanto, como aludido por Snowden, veio a criação do Bitcoin, a primeira rede blockchain fidedigna do mundo. O aparente libertário observou:

“Imagine que, em vez do mundo de hoje, onde os dados públicos importantes são mantidos com exclusividade … estão em milhares de lugares com 100 jurisdições. Não há mecanismo de remoção ou outro botão ‘vamos ser maus’, e a criação de um exige um consenso global de, geralmente, pelo menos 51% da rede em apoio à mudança das regras.”

Wizner, surpreso com a explicação técnica de Snowden, fez uma pergunta interessante ao seu cliente, perguntando se as tecnologias blockchain podem “enfraquecer os enormes monopólios das plataformas de tecnologia, como a Amazon ou o Google”.

Snowden, mantendo-se cautelosamente otimista quanto às perspectivas dessa inovação, disse que, para o “futuro previsível”, usurpar esses gigantes de seus cavalos altos através de blockchain nada mais é do que “wishful thinking”. No entanto, ele reconheceu que “dinheiro é claro que o melhor e mais famoso exemplo de onde as blockchains provaram fazer sentido”, levando-o logicamente ao tópico do Bitcoin.

Publicidade

Embora tenha apontado que as criptomoedas têm “valor fundamental limitado”, Snowden então elogiou o Bitcoin por sua natureza escassa, resistente à censura e sem fronteiras.

Mantendo sua propensão à privacidade em mente, Snowden também mencionou Monero e ZCash, aludindo ao seu sentimento de que prefere a primeira porque Monero é privada por padrão.

Embora ele possa estar defendendo sua opinião de que as criptomoedas devem ter valor, as visões de Snowden sobre blockchain não são todas luz do sol e arco-íris. Concluindo seus comentários, Snowden disse ao seu advogado que o atual mecanismo de consenso do Bitcoin é defeituoso, acrescentando que esses protocolos são “destrutivos e inclinam o jogo em favor dos ricos”, ao mesmo tempo em que acrescenta que a ascensão de blockchains pode levar a um mundo super transparente, onde tudo pode ser rastreado.

Publicidade
Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.